[GTER] Implentação de IPv6 em rede IPv4 rodando.

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Tue Sep 27 12:13:40 -03 2016

On Tue, 27 Sep 2016, Jonatas M. Victor wrote:
> sobre a implantação. O melhor caminho é uma segunda vlan com IPv6 only
> ou aplicar o IPv6 direto na vlan que está rodando IPv4? Qual a forma

Depende de como você contabiliza tráfego.

Se você trabalha com o modelo altamente recomendado de *não* diferenciar
IPv4 e IPv6, ou seja, tarifar/contabilizar pelo agregado dos dois,
provavelmente vai ser mais simples ter tudo na mesma VLAN.

Que eu saiba, o IX.br separou as VLANS lá no passado para manter a
sanidade mental deles:  expor os equipamentos que já estavam em produção
na ATMv4 a tráfego IPv6 era um risco operacional considerável vários
anos atrás...

Hoje em dia, eu diria que é de interesse coletivo expor o cliente a
tráfego IPv6 já na ativação.  IPv6 é inevitável a médio prazo, e quanto
menos passivo ficar para o futuro, melhor será para todos.  Por esta
ótica, entregar na mesma VLAN também é vantagem.

--
  Henrique Holschuh