[GTER] Switch - Duvida Trunk com agregação de links

Rodrigo Octaviano rodrigo91octaviano at gmail.com
Tue Sep 20 11:36:52 -03 2016

Boa tarde Senhores,

Onde trabalho o pessoal costuma utilizar muitos conexões entre equipamentos
destintos (Switches e roteadores de fabricantes diferentes).

A questão é a seguinte: Temos mais de um Trunk ligado entre os mesmos
equipamentos. Queria saber qual é a melhor pratica nesse caso, criar apenas
um trunk (com uma grande quantidade de porta, e ir adicionando as Vlans
Tagged que possam ir surgindo a necessidade) ou dividar varios trunks em
varias portas (cada trunk com 2 ou 3 vlans cada).

Para ficar mais claro:

Tenho por exemplo 2 switches interligados porta A com porta A e porta B com
porta B
Na porta A tenho trunk permitindo apenas Vlans 20,30,40 e na porta B tenho
trunk permitindo apenas Vlans 50,60,70.

Não seria "mais" correto configurar uma agregação de portas (AB) com as
vlans 20,30,40,50,60,70 por exemplo?

Temos auditorias PCI e ISO aqui.

Se alguem souber, tiver fontes, etc, eu agradeço.

Obrigado.

--

Att,
Rodrigo Octaviano