[GTER] MPLS burstable

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Sep 8 18:52:19 -03 2016

> Prezados,
>
> Alguem conhece algum provedor de MPLS que trabalhe com modelo burstable
> (95th percentil)? Existe essa modalidade?
>
> Hoje somos clientes da Level3 com links de +-30MB nas filiais e 200MB na
> matriz. Temos uma característica de tráfego muito aderente ao modelo então
> estou buscando mais qualidade percebida em aumento linear no custo.

Caio,

Nunca vi MPLS provido em 95-percentil, mas eu já vi muitas vezes redes MPLS
hub'n'spoke (ou seja, filiais só falam com a matriz e não entre elas, a não
ser que vá e volte pela matriz) serem cobradas em função da capacidade
máxima da matriz. Assim, se você tem 10 filiais com 30 Mbps mas a matriz
tem 200 Mbps, você só paga 200 Mbps de banda na rede, mais a manutenção dos
circuitos de acesso (que aí seriam 100 Mbps em fibra nas filiais, 1 Gbps
com redundância na matriz via fibra, imagino).

Rubens