[GTER] Tunning BIND9

Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ] elizandro at pachecotecnologia.net
Tue Sep 6 17:10:00 -03 2016

Falar em DNS é complicado, quando se trata de recursivo tem muitas opções… os “feito em casa”, os de “grife”, o magicamente compilados como a unha no dente, os que rodam na plataforma misteriosa que ninguém conhece..  enfim…

Se é pra fazer forwarding e cache, fica com mikrotik ( routeros ) mesmo…  pois ele faz bem, até dar pau..  como tudo da marca *tik.

Bind? TOP!   No recursivo? O irmão mais velho ficou pra trás.

A documentação do unbound é tão boa que já dei treinamento que eu poderia chamar de “tradução”.

O que complica mesmo, é quando a gang dos fanboys ( de um lado e de outro ) aparecem..  aí dói!

E dói em tudo..  do técnica a leitura!

Se é recursivo e está precisando de desempenho? Vai de unbound ( e não acredite em mágicas )…

Se precisa de recursos específicos, estude mesmo o BIND, ele é muito bom no que faz! E tem, coisas determinantes em muitos cenários, que unbound não tem.

Mas falando em recursivos… vá nele…

Elizandro Pacheco