[GTER] Tunning BIND9

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Sep 6 13:12:59 -03 2016

Entendi direito ou você está fazendo Fowarding de tudo?

Se está, isso é receita para dor de cabeça justamente com relação às CDNs.
É interessante que o teu IP de consulta seja do mesmo bloco IP que teus
clientes.
O que pelo menos, as políticas de roteamento aplicadas ao bloco IP dos
clientes tenha a mesma política de roteamento que os blocos IPs dos teus
clientes.

As CDNs vão te responder um ou outro Site de acorto com o deiversos
parâmetros, sendo alguns deles:
- Latência
- ASN
- GeoLocalização

Agora se teu ambiente é uma rede corporativa, apenas certifique-se que o
Teu DNS esteja usando IP do Mesmo Link de Navegação.
Uma receita muito comum é jogar "Servidores pela operadora-A, navegação
estações pela operadora-B".
Se o Teu DNS Recursivo estiver no balaio dos servidores, ele receberá
respostas de CDN para a Operadora A, e as estações vão buscar repositórios
de dados através da operadora B.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação