[GTER] Communities no IX.br

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Fri Oct 28 19:27:53 -02 2016

> 1- As novas implementacoes tende a excluir a conexao em modalidade
> bilateral ao PTT?
Não. Os participantes podem continuar fechando sessões bilaterais tanto
na VLAN comum (do ATM) ou em VLANs dedicadas.
> 2- O IX pretende montar um book de implentacao aos participantes,
> independente ao skill de cada um deles?
Sim. Vamos criar uma página com tutoriais sobre como usar as communities
e fazer filtros de entrada para os principais tipos de roteadores. Isso
é parte do processo de implementação das políticas especificadas no
documento.
> 3- Novas ativações em 2017 ou ate mesmo ainda em 2016 ja seguira esse
> modelo?
Assim que implementarmos as communities nos route servers os
participantes que abrirem chamados para filtros bilaterais serão
orientados pela equipe de ativação a implementá-los por meio de
communities. Quando digo 'orientados' quero dizer que a equipe de
ativação estará apta tanto a apontar documentação e exemplos
pertinentes, quanto a dar suporte caso a caso.

Após algum tempo, a opção de chamados para filtros bilaterais deixará de
existir.
> 4- Existira alguma community padrao para o RS nao repassar nenhum prefixo
> para os demais participantes? , isso em cenário na qual o participante por
> um tempo pequeno e determinado não queira que nenhum trafego entrante via
> PTT, mas não gostaria de derrubar a sessão estabelecida.
A community de 'exportar apenas para' poderá ser usada nessa situação,
bastando especificar seu próprio AS, ou o AS do PTT, ou o AS 0. Mas cada
prefixo tem que ser marcado com ela.

Vide na página 7 o exemplo 7:

7. O servidor de rotas recebe do AS 64496 o prefixo 203.0.113.0/24
marcado com a community 65001:64496:

Ação: o prefixo 203.0.113.0/24 não será exportado para nenhum AS. A
community 65001:64496 especifica que ele deveria ser exportado apenas
para o AS 64496, mas como esse é o próprio AS que originou o anúncio, o
servidor de rotas não a exportará. O mesmo comportamento se dará se a
community utilizada for 65001:26162, 65001:0, ou se o ASN especificado
em 65001:<ASN> não estiver no acordo de troca de tráfego multilateral.

Provavelmente as sugestões do Rubens e do Lucenildo nesse ponto são
melhores.

[]s
Moreiras.