[GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP

HugLeo hugocanalli at gmail.com
Tue Oct 4 10:38:49 -03 2016


Aqui também temos um roteador cisco no ptt,

Algumas vezes parte do tráfego do ptt é redirecionado para o link da
operadora, mesmo as rotas mais específicas estando lá. Um dos ASs que está
no meio é o da google.

Não analisei com detalhes, mas pode ser que se trate do mesmo problema.

Estou no EQUINIX-SP2.




2016-10-04 10:05 GMT-03:00 Audrey Roberto B Baldin <
audrey.baldin at unitelco.com.br>:

> Bruno, realmente não vi esse email e não saberia dizer, você tem a thread
> dos emails reportando esse problema?
>
> O que eu sei é que não é o meu roteador que perde a entrada ARP, é o
> roteador do outro participante que fica sem a entrada ARP para o meu IP no
> IX.br, mas ainda tem as rotas BGP que recebe do route-server, só que não
> consegue encaminhar para a minha caixa.
>
> Audrey
>
> ----- Mensagem original -----
> De: "Bruno Cabral" <bruno at openline.com.br>
> Para: gter at eng.registro.br
> Enviadas: Terça-feira, 4 de outubro de 2016 6:48:17
> Assunto: Re: [GTER]  Falha de comunicação com participantes do ATM via
> IX.br-SP
>
> Você (ou o outro lado) nao estaria com aquela problema de tabela ARP
> expirando que foi relatado ha algumas semanas aqui mesmo na GTER
>
> !3runo Cabral
> --
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> Mikrotik, JunOS, Quagga/IOS e VyOS/EdgeOS
>
> > Date: Mon, 3 Oct 2016 16:48:26 -0300
> > From: audrey.baldin at unitelco.com.br
> > To: gter at eng.registro.br
> > Subject: [GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via
> IX.br-SP
> >
> > Pessoal, boa tarde.
> >
> > Já há algum tempo estamos experimentando problemas de comunicação dentro
> do IX.br-SP.
> >
> > O sintoma é a perda de comunicação entre meu ISP e alguns participantes.
> Essa falha é temporária (pode levar alguns minutos ou até mais de uma hora)
> e intermitente.
> >
> > Tive de pedir para criar filtros com alguns dos membros do ATM pois
> gerou muito calor com nossos clientes.
> >
> > Quando percebemos a falha, não encontro nenhum problema no meu roteador,
> porém coma ajuda de uma pessoa de um dos participantes que o problema
> acontece, foi possível verificar que o roteador dele não possui a entrada
> ARP para o IP do meu roteador dentro do IX.br-SP.
> >
> > Já abrimos chamado junto ao IX.br para tentar solucionar, mas tudo que
> nos disseram é que, após os testes de quarentena, não encontraram nenhum
> problema. Já troquei de temporariamente de roteador do meu lado para
> verificar se não era uma falha da minha caixa, sem sucesso.
> >
> > Um detalhe interessante é que praticamente todos os participantes com
> que tenho problema usam Juniper (checando pelo MAC ADDRESS). Será possível
> que estão todos usando (ou trocaram recentemente) uma versão de JUNOS com
> algum bug?
> >
> > Dentro os ASN que temos o problema:
> >
> > EQUINIX (ALOG) - filtro solicitado ao IX.br
> > AmericaNet - filtro solicitado ao IX.br, ainda não aplicado
> > AT&T - filtro solicitado ao IX.br
> > Matrix - filtro solicitado ao IX.br
> > Vogel - foi o primeiro a me reportar o problema e me parece que
> solicitaram o filtro ao IX.br
> > ONLINE DATACENTER - ainda não pedi o filtro
> > Google - começou recentemente
> > CLigue - ainda não pedi o filtro
> >
> > Esses são alguns que me lembro, mas podem existir outros onde o
> interesse de tráfego seja menor.
> >
> > Se possível e houver disposição de algum(s) destes participantes
> entrarem em contato comigo para tentarmos uma avaliação em conjunto
> agradeceria muito.
> >
> > Atte.,
> > Audrey
> > --
> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



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