[GTER] Boas Praticas - Router de Borda

Thiago Adomaitis thiagoadomaitis at miragetelecom.com.br
Fri May 27 13:59:17 -03 2016

Boa tarde, galera. Permitam-me divagar um pouco.

Quando vejo assuntos assim, eu percebo o quão pouco sei sobre gerência
de redes. Claro que em parte isso deve-se à falta de pesquisa. Mas, num
cenário onde há tanta informação (qualquer pesquisa em buscadores
retornam algumas centenas de milhares de resultados), confesso que tenho
dificuldades. Acredito, também, que há um pouco de falta de sintonia
entre os cursos tradicionais de formação acadêmica e o que o mercado
realmente exige de nós, profissionais.

Não quero aqui atribuir a responsabilidade a faculdades ou colégios
técnicos; longe disso. Sei que temos que sempre fazer cursos dedicados e
específicos, certificações, pesquisar na unha, e etc, e não se pode
eximir o profissional dessa responsabilidade. Minha reflexão é somente
que o descompasso é tão grande que, tomando por exemplo a minha pessoa,
eu sequer tenho noção do que eu teria que estudar para estar num nível
aceitável.

Em fato, acho que deveria até mudar minha assinatura de "administrador
de redes" para "o cara que não tem certeza do que faz ou deveria saber".

Alguém com mais experiência que eu (23 anos, 6 na área de TI, 5 em
infraestrutura) teria algum conselho para compartilhar? Prometo passar
pra frente e tentar implementar melhores políticas por onde eu passar, e
dar menos trabalho para todos. :)

Obrigado pra quem leu até aqui, e outro obrigado para quem puder responder.

p.s: se eu poluí a thread, me desculpem. Eu realmente achei válido o
espaço para esse tipo de diálogo. A extensão das boas práticas para
vários aspectos.