[GTER] Soluções para a escassez de IPs públicos

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 10 14:54:55 -03 2016

> [...]
> para conexões entrantes, se adicionarmos IPs públicos nas máquinas igual a
> Amazon, tornaria o projeto menos complexo, porém não temos tantos endereços
> como a Amazon, e estamos pensando em fazer reverse proxy para todos os
> serviços http, entre outros métodos para as conexões TCP.
> IPv6 ainda não é possível pois a minoria dos clientes utilizam, minha
> pergunta é:
> É possível conseguir um bloco maior que /22 demonstrando que você já
> implantou o IPv6 e provando que você vai realmente utilizar?

Sim, mas não apenas do RIR/NIR. Você precisará de alguém que tenha IPv4 e
você convença esse alguém a por qualquer motivo (tipicamente dinheiro)
transferir esse bloco para você, e além disso precisará demonstrar para o
RIR/NIR que você tem necessidade de IPs para receber esse bloco de
transferência.

> Pensei em solicitar para um provedor, porém não é possível pois temos saída
> com diversos provedores diferentes, e caso eu consiga um bloco com um
> provedor, não vou poder ensiná-lo para outros correto?

Em parte; em tese seus provedores poderiam concordar com isso, na prática
em geral ninguém concorda.

> Além de CGNAT alguém possui alguma outra idéia?

CGNAT não é uma solução aplicável ao seu problema...

Rubens