[GTER] RES: RES: RES: Rádios Licenciados Oscilando

Fernando Simões Bento fernando at js2.com.br
Thu Mar 31 17:58:39 -03 2016

Pense assim, a luz é uma radiação eletromagnética igual ao rf que
conhecemos. A diferença é que a frequência em que a luz visível está é
diferente da faixa de rf.

O fato é que o vento solar pode alterar o campo magnético do planeta como um
todo e não necessariamente apenas durante o dia. Isso seria equivalente
dizer que um campo eletromagnético não pode atravessar um corpo.

Na realidade dependendo da faixa de frequência um campo eletromagnético pode
atravessar corpos muito grandes e densos.

A questão principal é que o vento solar não é luz especificamente mas sim
partículas que se deslocam pela atmosfera alterando os campos magnéticos. As
partículas normalmente vem do Sol, por isso não podemos confundir Sol com
luz, e posição do planeta em relação ao Sol.

Se você fizer uma pesquisa encontrará que Aurora boreal se dá no hemisfério
norte e aurora austral se dá no hemisfério sul e seus acontecimentos
normalmente são em março à abril e setembro à outubro. Como sabemos estes
fenômenos são visualizados mais facilmente à noite.

Fernando Simões Bento

Engenheiro de Telecomunicações

11 3080-9290

11 99517-6127