[GTER] oligopolio

Luciano Inácio luciano at jupiter.com.br
Wed Mar 16 16:08:59 -03 2016

Matheus,

trata-se do modelo de negócios, com sua origem qdo se usava linha telefônica.

naquela época, para cada linha telefônica, estatisticamente falando, você poderia ter 10 usuários.

Essa filosofia foi portada para os acessos ADSL/Cabo/FTTH/Radio.

A 2 anos, fora dos grande centros, a internet para quem comprava no atacado custava na casa dos R$100,00.

Pois bem, os provedores vendiam 2Mbits a 70,00.

mas faziam isso pq?? Pq sabiam que o cara tinha que dormir, comer, trabalhar, etc...

Ou seja, a media caiu a na faixa de 5x1 (ja foi 10X1 na linha telefônica).

Bom, se o Mbits no PTT-SP, que é o lugar de internet mais barata no Btrasil, sai na faixa de R$17,00 o Mbit.
Imagina se uma empresa vender um pacote residencial de 30Mbits, sairia a preço de custo de R$510,00.

Todo mundo vende abaixo disso... Mas como??? Simples, nao permitindo que todos sejam Heavy Users.

Se todos passarem a ser, nao vai restar alternativa a nao ser:

Cobrar o precos de custo: R$510,00 + ICMS +Impostos....+ Custo operacional+rede etc...

Ou seja, teríamos que cobrar uns R$700,00 de cada usuário de 30Mbits.

Achou caro ne?? Pois eh, tbm acho.

Se querem banda 100% todo o tempo, sem controle, permitindo que cvada um faca o que bem quiser com a banda, vai ter que subir o preco.

A usando sua logica do carro:

Se o carro for so seu, é R$45.000,00

mas se vc comprar um carro com mais 4 pessoas e dividir o uso em horarios diferentes, o preco dele vai cair certo??

Pois é. É a mesma coisa.

Luciano Inácio Gonçalves Lima
Júpiter Telecom
99 3529 3131 (Fixo)