[GTER] EdgeRouter Pro QinQ

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Mar 3 00:50:00 -03 2016

> Rubens,
>
> Você diz para não trabalhar com rota default nas duas bordas (Vyos e Edge),
> certo?

Não, para não trabalhar com rota default na Edge que vai ter apenas links
com o PTT.

> Hoje temos rota default com pesos diferentes apenas nos trânsitos.

Eu manteria rota default nos trânsitos.

> Uma dúvida que ainda persiste é sobre o balanceamento do transporte atual
> com este novo.
> Inclusive abri um tópico que o Maia deu uma explicação mais precisa sobre o
> caso, mas ainda não estou muito seguro do que devemos fazer.
>
> A dúvida principal é: Devo balancear os prefixos entre os RouterServers do
> PTT, ou deixo os anúncios iguais em ambos os links?
> Sei que não existe um padrão único para isso, mas já vi tantas
> configurações por ai que confesso que não sei qual é a mais efetiva.

Anuncie sempre os mesmos prefixos para todos os Route-Servers, mas com
prefixos um pouco mais específicos para cada next-hop.

Exemplo: você tem um /20. Para suas operadoras de trânsito, anuncie o /20;
nos route-servers do PTT anuncie um /21 com o next-hop do transporte A, um
/21 com o next-hop do transporte B, o /20 com next-hop do transporte A e o
/20 com next-hop do transporte B. Você vai precisar fazer policy-routing
(mesmo sendo local-policy-routing neste caso) para garantir que as sessões
onde você anuncia o next-hop do transporte A vá apenas pelo link do
transporte A, caindo se o transporte A cair. Equivalente para o B.

Rubens