[GTER] RES: [ceptro-alumni] Sugestão para Netflow Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Mar 1 23:20:46 -03 2016

elizandro at pachecotecnologia.net>:

> Eu estou (estava) desenvolvendo um “intermediário” que a cada flow
> verificaria qual asn ele pertence e adicionaria essa informação.
>
> O Bruno tem uma solução ótima pra largar em banco de dados, mas, não
> escala.

O script Perl que publiquei em 2006(
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2006-February/009969.html) pode ser
base para escrever uma versão Go usando Patricia trie:
https://github.com/tchap/go-patricia

Patricia trie tem um tempo de lookup excelente, só um tempo de carga da
tabela alto... então uma versão daemon que leva um tempo para carregar e
depois só fica respondendo deve atender a processamento on-line.

> Tirei algumas idéias da penúltima GTER que fui, em uma palestra que fala
> de desenvolvimento e sobre problemas encontrados quando se precisa de
> respostas extremamente rápidas.
>
> Uma das soluções, foi jogar tudo em memória e ai fazer essa consulta
> extremamente rápida..
>
> Mas, por falta de tempo, ainda não foi pra frente.

É justamente o que imaginei. O script Perl acima já joga tudo em memória,
mas dentro de uma estrutura de dados de pesquisa rápida.

Rubens