[GTER] CGNat com IPNAT vs Traceroute

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri Jun 24 14:22:27 -03 2016

Depois de mais algum tempo e mais algum estudo, cheguei a conclusão
que os pacotes ICMP Type 11 (TTL Exceeded) chegam a interface WAN do
servidor com NAT e o mapeamento do IPNat não entrega eles na interface
LAN.

Mesmo o servidor não tendo uma regra de firewall sequer, e
estando com o NAT configurado corretamente de acordo com as man pages,
esse tipo de pacote não chega a interface que está no lado da LAN.

Já
fiz diversos testes, e estou praticamente pronto para aceitar mais essa
limitação no uso do NAT, de forma que se algum cliente reclamar, é por
que ele é "leigo de menos" pra estar atras do NAT e deve receber IP
público direto.

Se alguém na lista tem uma implementação parecida e/ou
alguma dica antes de eu bater o martelo e conviver com esse erro, fico
grato!

---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 /
3524-0700 - marcio at sulonline.net
INOC-BR: 52977*100
GERÊNCIA DE RECURSOS
DE TIC - Sul Internet [1]

 [1]

Em 22/06/2016 14:50, Márcio Elias
Hahn do Nascimento escreveu:

> Boa tarde pessoal!
>
> Estou tento um
comportamento estranho em meu
> ambiente de testes com IPNAT rodando no
FreeBSD 10.3 e gostaria de saber
> se alguém tem alguma ideia do que
pode ser.

> Como comentado a algum
> tempo aqui na lista, estou
tentando implementar um mapeamento de IP's
> privados para públicos com
mapeamento de portas.

> Pois bem, tendo
> habilitado roteamento,
ipfilter, (sem regra alguma para bloquear nada,
> propósito de testes
somente) e IPNAT, coloquei esta configuração no
> arquivo ipnat.rules:

> map bce0 100.64.0.1 -> ip.publico portmap tcp/udp
> 5000:7999

map bce0 100.64.0.1 -> ip.publico

> Eu recebendo o IP
> 100.64.0.1
na minha interface PPPoE (cliente) rodo um traceroute para o
> 8.8.8.8 e
tenho essa resposta:

> Rastreando a rota para

google-public-dns-a.google.com [8.8.8.8]
> com no máximo 30 saltos:
>

> 1 1
> ms 1 ms 1 ms 192.168.0.1
> 2 21 ms 16 ms 9 ms
IP.Concentrador.PPPoE
> 3 2
> ms 2 ms 1 ms IP.CGN.IPNAT
> 4 * * *
Esgotado o tempo limite do pedido.
> 5
> * * * Esgotado o tempo limite
do pedido.
> 6 * * * Esgotado o tempo
> limite do pedido.
> 7 * * *
Esgotado o tempo limite do pedido.
> 8 25 ms
> 25 ms 24 ms
google-public-dns-a.google.com [8.8.8.8]

> Já se eu rodar o
> mesmo
traceroute não passando pelo IPNAT, todos os hops são
> identificados
corretamente.

> Bom tirando esse inconveniente todo o
> resto
aparentemente funciona como esperado, acesso a internet normal
> para um
usuário doméstico. Porém fiquei com um pé atras por causa deste

comportamento e gostaria de resolver isso antes de por definitivamente

em produção.

> Alguém tem alguma ideia do que possa estar causando
isso?

> --
>
> Att
>
> Márcio Elias Hahn do Nascimento