[GTER] CGNat com IPNAT vs Traceroute

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Wed Jun 22 14:50:37 -03 2016

Boa tarde pessoal!

Estou tento um comportamento estranho em meu
ambiente de testes com IPNAT rodando no FreeBSD 10.3 e gostaria de saber
se alguém tem alguma ideia do que pode ser.

Como comentado a algum
tempo aqui na lista, estou tentando implementar um mapeamento de IP's
privados para públicos com mapeamento de portas.

Pois bem, tendo
habilitado roteamento, ipfilter, (sem regra alguma para bloquear nada,
propósito de testes somente) e IPNAT, coloquei esta configuração no
arquivo ipnat.rules:

map bce0 100.64.0.1 -> ip.publico portmap tcp/udp
5000:7999
map bce0 100.64.0.1 -> ip.publico

Eu recebendo o IP
100.64.0.1 na minha interface PPPoE (cliente) rodo um traceroute para o
8.8.8.8 e tenho essa resposta:

Rastreando a rota para
google-public-dns-a.google.com [8.8.8.8]
com no máximo 30 saltos:

1 1
ms 1 ms 1 ms 192.168.0.1
 2 21 ms 16 ms 9 ms IP.Concentrador.PPPoE
 3 2
ms 2 ms 1 ms IP.CGN.IPNAT
 4 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
 5
* * * Esgotado o tempo limite do pedido.
 6 * * * Esgotado o tempo
limite do pedido.
 7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
 8 25 ms
25 ms 24 ms google-public-dns-a.google.com [8.8.8.8]

Já se eu rodar o
mesmo traceroute não passando pelo IPNAT, todos os hops são
identificados corretamente.

Bom tirando esse inconveniente todo o
resto aparentemente funciona como esperado, acesso a internet normal
para um usuário doméstico. Porém fiquei com um pé atras por causa deste
comportamento e gostaria de resolver isso antes de por definitivamente
em produção.

Alguém tem alguma ideia do que possa estar causando isso?

--

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 -