[GTER] Facebook FNA

Samyr Bechelane samyrmmb at gmail.com
Tue Jun 21 10:15:14 -03 2016


No meu caso, não sou cliente da Internexa.

Meu cliente tem link comigo e com a Cemig Telecom... a Cemig é cliente
Internexa.

Meu cliente é AS e tem um bloco /21.

Ele anuncia o /21 para os 2 upstream (Eu e a Cemig) e os /24 pra controlar
o download pra cada lado de acordo com as politicas dele.

Ontem pedi pra ele parar de anunciar o /21 pra Cemig e deixar só os /24 e o
problema parou... a impressão que tive foi que a internexa ou a cemig
ignora o prefixo mais específico e gera o problema.

Outra coisa que achei estranha... fazendo tracert da maquina do meu cliente
é que o salto 10 é o IP da maquina dele...


tracert scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net

Rastreando a rota para scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net [200.220.194.145]
com no m ximo 30 saltos:

  1     1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.5.1
  2    30 ms    47 ms    25 ms  192.168.2.1
  3     *        9 ms    18 ms  172.26.0.1
  4    19 ms    13 ms    28 ms  10.255.255.92
  5    92 ms    72 ms    99 ms  XXX.XXX.44.9 ------------> minha borda
  6    83 ms    72 ms    57 ms  as262589.saopaulo.sp.ix.br [187.16.219.213]
  7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 10    70 ms    66 ms    68 ms  XXX.XXX.131.24 ------------> minha borda
 11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 12     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 13     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 15     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.



Tentei contato com a Internexa, mas sem sucesso... orientei meu cliente a
abrir chamado junto a Cemig.

Espero ter ajudado...

t+



Samyr M. M. Bechelane
Netcetera Telecomunicações Ltda
Fone: (31) 3535-3550 / (31) 8678-0880
AS262733

Em 21 de junho de 2016 02:41, Alexandre J. Correa <alexandre at onda.net.br>
escreveu:

>
> Desativei o ipv6... Tudo voltou a funcionar...
> --
> Enviado do aplicativo myMail para Android segunda-feira, 20 junho 2016,
> 11:19PM -03:00 de Flávio Araújo  flavio at directmaster.com.br :
>
> >Amigos,
> >
> >Esse era o nosso cenário anterior. Recebíamos conteúdos do face via
> akamai.
> >Nessa situação eram recorrentes as reclamações de lentidão, fotos e vídeos
> >que não carregavam ou travavam mesmo em baixa resolução.
> >
> >C:\Users\Flávio>tracert fbcdn-video-l-a.akamaihd.net
> >
> >Rastreando a rota para a1409.dspda2.akamai.net [190.98.131.27]
> >com no máximo 30 saltos:
> >
> >  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.200.1
> >  2     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >
> >  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >
> >  4    14 ms    14 ms    15 ms  192.168.228.9
> >  5    21 ms    15 ms    16 ms
> > te-0-7-0-3-53-grafortw1.net.telefonicaglobalsolu
> >tions.com [94.142.103.72]
> >  6    61 ms    60 ms    61 ms
> > et-8-1-0-0-grtsanem4.net.telefonicaglobalsolutio
> >ns.com [94.142.98.183]
> >  7    61 ms    69 ms    74 ms
> > et5-0-0-0-grtsanem3.net.telefonicaglobalsolution
> >s.com [5.53.3.229]
> >  8    61 ms    60 ms    60 ms  190.98.131.27
> >
>
> >--------------------------------------------------------------------------------
> >
> >C:\Users\Flávio>tracert fbstatic-a.akamaihd.net
> >
> >Rastreando a rota para a1168.dsw4.akamai.net [201.16.134.146]
> >com no máximo 30 saltos:
> >
> >  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.200.1
> >  2     1 ms     1 ms     2 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >
> >  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >
> >  4    14 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> >  5     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >  6   107 ms   104 ms   104 ms
> >a201-016-134-146.deploy.akamaitechnologies.com [
> >201.16.134.146]
> >
> >No entanto em análise mais recente observamos que estamos sendo servidos
> >por um FNA que está localizado em um de nossos upstreams. Podemos perceber
> >através dos links:
> >
> >https://video.ffor1-1.fna.fbcdn.net/
> >https://scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net/
> >
> >C:\Users\Flávio>tracert video.ffor1-1.fna.fbcdn.net
> >
> >Rastreando a rota para video.ffor1-1.fna.fbcdn.net [177.184.128.146]
> >com no máximo 30 saltos:
> >
> >  1     1 ms     2 ms     1 ms  192.168.200.1
> >  2     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >
> >  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >
> >  4    15 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> >  5    15 ms    14 ms    14 ms  192.168.76.1
> >  6    15 ms    14 ms    14 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >  7    14 ms    14 ms    14 ms  177.184.128.146
> >
>
> >--------------------------------------------------------------------------------
> >
> >C:\Users\Flávio>tracert scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net
> >
> >Rastreando a rota para scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net [177.184.128.145]
> >com no máximo 30 saltos:
> >
> >  1     1 ms     3 ms     1 ms  192.168.200.1
> >  2     3 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >
> >  3     3 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >
> >  4    14 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> >  5    21 ms    31 ms    24 ms  192.168.78.1
> >  6    14 ms    14 ms    14 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >[170.84.XXX.X]
> >  7    14 ms    14 ms    14 ms  177.184.128.145
> >
> >Enquanto somos servidos pelo FNA não temos relatos de falhas ou
> degradações
> >de desempenho. Pelo contrário, tudo carrega bem rápido. Quando temos
> >indisponibilidade dessa operadora, voltamos a buscar na akamai, mais
> >especificamente na rede da algar, e aí nesse momento tudo fica uma
> tristeza.
> >Nossos DNS's são próprios resolvendo a partir dos roots, sem forwarders.
> >
> >Atenciosamente,
> >
> >Em 20 de junho de 2016 21:06, Roosvelt David < roosveltdavid at hotmail.com
> >
> >escreveu:
> >
> >> Conectado agora a Fapesc/RCT saindo via RNP. meu facebook com os sources
> >> todos da Akamai. e ta bem Lentiumm . um link de 100mb dedicado e os
> videos
> >> demoram pra carregar e travam em resolução padrão, sem ser HD. kkkk
> >>
> >> em casa meu link domestico de 10mb da Algar dá show quando vem pelo FNA.
> >> (exceto quando alguns sources vem do FNA da Claro)
> >>
> >> Fiz o Mtr para esse servidor  scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net a partir
> da
> >> fapesc aqui.
> >>
> >>
> >>  Host
> >>     Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
> >>  1. xxx.xxx.98.1
> >>  0.0%    49    1.6  22.3   1.3 191.2  41.8
> >>  2. xx.xx.98.254
> >>  0.0%    49    1.9  19.5   1.6 216.6  40.5
> >>  3. rct-248.53.fapesc.sc.gov.br                                  0.0%
> >> 48    4.0  26.5   3.6 204.9  47.0
> >>  4. popsc-rt21-4080.bb.pop-sc.rnp.br                      0.0%    48
> >> 4.6  20.0   3.7 121.2  30.2
> >>  5. sc-lansc-rt21.bkb.rnp.br                                       0.0%
> >>   48    4.8  22.1   3.8 149.1  38.1
> >>  6. sp-sc-oi.bkb.rnp.br
> >>  0.0%    48   18.1  41.9  16.2 187.1  41.4
> >>  7. as262589.saopaulo.sp.ix.br                                  0.0%
> >> 48   17.5  37.1  16.2 191.5  42.2
> >>  8. 177.84.161.249
> >> 85.1%    48   18.7  30.8  16.9 106.8  33.6
> >>  9. 177.84.161.133
> >> 93.6%    48   23.7  25.7  23.7  29.8   3.5
> >> 10. 177.84.161.134
> >> 0.0%    48   24.7  47.8  23.1 178.2  43.8
> >> 11. 179.97.98.69
> >>  0.0%    48   24.7  56.4  23.4 233.3  54.5
> >> 12. 200.220.194.145
> 0.0%
> >>   48   24.0  48.1  23.2 222.9  50.3
> >>
> >> ao entrar na Rede da Internexa ocorre uma perda bem alta, Como o Eduardo
> >> comentou pode ser uma routing-instance lá pra servir somente aos
> clientes
> >> da internexa. se você é cliente siga o que o Eduardo Sugeriu. se não
> envie
> >> para o  noc at fb.com o máximo de dados que puder coletar conforme a dica
> do
> >> Diego Canton.
> >>
> >> "Tentem juntar a maior quantidade de dados possiveis sobre o caso, ping,
> >> resultados de Traceroute, url obtida no navegador (print), IP e DNS
> usados
> >> (print), feche um pack com os dados obtidos por cada link seu, mande por
> >> email em inglês para  noc at fb.com <mailto: noc at fb.com >, as vezes eles
> >> verificam(…)”
> >>
> >> e Reza pra eles verificarem.
> >>
> >>
> >> Att
> >> Roosvelt
> >>
> >>
> >>
> >>
> >> > Em 20 de jun de 2016, à(s) 6:54 PM, Eduardo Schoedler <
> >>  listas at esds.com.br > escreveu:
> >> >
> >> > Em 20 de junho de 2016 18:24, Samyr Bechelane < samyrmmb at gmail.com >
> >> escreveu:
> >> >> to com problemas por aqui também...
> >> >>
> >> >> as imagens deveria vir de
> >> >>
> >> >> scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net
> >> >
> >> > Esse dns resolve p/ um ip da Internexa.
> >> > Provavelmente eles devem ter feito uma routing-instance lá, para
> >> > servir conteúdo do FNA somente para os clientes.
> >> >
> >> > Você é cliente internexa?
> >> > Caso seja, anuncie todos seus prefixos mais específicos (/24, por
> >> > exemplo) com no-export para a Internexa, deve ajudar.
> >> >
> >> > --
> >> > Eduardo Schoedler
> >> > --
> >> > gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>
> >> --
> >> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>
> >
> >
> >
> >--
> >--
> >gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



More information about the gter mailing list