[GTER] se tornar AS

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Jun 20 14:02:14 -03 2016

Meus -10 centavos.

Eu acredito que muita empresa (mesmo pequena) que não é AS deveria se
tornar um. Razões existem diversas, vou citar apenas algumas delas:

- Flexibilidade maior na negociação de link - Já vi administradores que se
preocupam com a mudança do endereçamento de IP na hora de renegociar um
contrato e só por isso acabam renovando um mau negócio ou um mau serviço.
- Facilita a redundância (mutlihoming)
- Dá a possibilidade desses entes se conectarem a pontos de troca de
tráfego regionais - Imagine entes públicos como Prefeituras que possuam
serviços de utilidade pública hospedados localmente, todo esse tráfego se
mantém por ali mesmo.
Já vi Universidade grande que ainda não possui ASN mas possui bastante
conteúdo que poderia ser entregue ali localmente, no IX Regional.

Alguns desses pontos, por exemplo, ajudam indiretamente a baixar o custo do
Trânsito, além de dar um poder maior de negociação e flexibilidade ao
contratante.

O primeiro problema como já citado é o custo disso no Registro.BR que pode
não ser justificável para a empresa. Para isso acredito que se possa criar
uma modalidade de entrada para esses entes menores limitando-se por exemplo
a um /24 e um /48. Eu já sugeri isso para o NIC.br em algumas oportunidades
mas não faço ideia se é algo que está em cima de alguma mesa ou no arquivo.

Outro problema justo é sobre se ter profissionais com conhecimento BGP para
gerenciar isso. O NIC.br tem feito uma belo trabalho disseminando
conhecimento com os cursos subsidiados, mas para certos casos 'professional
services' poderiam resolver também. Geralmente essas empresas não possuem
necessidades muito complexas que necessitam ajustes frequentes.

Fernando