[GTER] Alocação de IPv6 para clientes

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Fri Jun 3 09:49:29 -03 2016

Bom dia à todos,

     Estamos começando a planejar a implantação do IPv6 aqui no provedor
e estou dando umas olhadas nas discussões antigas na GTER e também em
alguns fóruns internacionais. Estou vendo  falarem em distribuição de
/48 para clientes residenciais e empresariais, o que pessoalmente acho
um exagero, já que um provedor com um /32 poderia ter no máximo 65536
clientes distribuindo IPs dessa forma, o que para a maioria dos
provedores aqui da região seria muito mais que suficiente, mas
considerando as dimensões de um /32, soa muito estranho pensar que um
provedor chegue ao ponto de ter que pedir outro bloco.

     Considerando que o padrão é usar /64 em todas as subredes,
distribuir um /64 único para o cliente acabaria forçando-o a criar redes
fora do padrão internamente. Como os colegas que já tem o IPv6 rodando
estão lidando com essa questão?

Obrigado.

--
Atenciosamente,