[GTER] MP estuda banir whatsapp e facebook

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Jul 30 23:31:16 -03 2016

> No final das contas, se é usado para o bem ou para o mal depende da índole
> de quem detém o controle/percepção do que é certo e o que é errado.
>
> O que leva a questão citada antes: educação e não controle...
>
> Mas em toda minha simplicidade, me recuso a acreditar que na terra do Tio
> Sam o argumento "criptografia fim-a-fim, não temos como decifrar" colou com
> o governo.

Tanto colou que a Apple conseguiu defletir um pedido similar...

> Não entro no mérito de certo ou errado... mas acho legal o ponto de vista
> do Douglas Fischer.
>
> Agora, quero ver o WA/FB darem esse tipo de resposta para o construtor de
> muros Donald Trump.

O estado de vigilância americano varia bem pouco com a orientação político
do presidente... mas como o WA/FB não estão sujeitos a CALEA (exceto no
recurso de chamada de voz do WA), vão sim dar esse tipo de resposta.

https://en.wikipedia.org/wiki/Communications_Assistance_for_Law_Enforcement_Act

O que não impede uma eventual revisão dessa legislação para incluir não
apenas comunicação de voz e os pacotes transmitidos em backbones, mas
também as mensagens que originaram essas mensagens. Mas isso hoje não
existe.

Vai ser curioso ver também o MP mandar esse tipo de pedido para a sede do
Telegram na Rússia..

Rubens