[GTER] MP estuda banir whatsapp e facebook

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Jul 30 20:44:52 -03 2016

> Alguns defendem uma mudança estrutural para permitir a inserção de
> backdoors que permita ao Estado capturar qualquer informação que desejar.
> Polêmico esse.

Essa idéia ressurgiu na França após os ataques terroristas, e mesmo lá foi
rejeitada:
http://fortune.com/2016/01/13/france-encryption/

Independente da discussão de se o Estado tem a prerrogativa de pedir isso,
todo sistema de backdoor é um decréscimo natural da segurança. Por exemplo,
digamos que o WA pergunte para legalbackdoors.whatsapp.com se determinado
telefone está sob vigilância, o que impede alguém de fazer uma aplicação
que fale com os servidores do WA e não verifique isso ? O que impede alguém
de se passar por esse serviço e passar a espionar seus concorrentes ?

Me parece que as décadas de comutação telefônica analógica, e paradigmas de
comunicação que apenas digitalizaram os mesmo princípios centralizados,
deixaram o aparato do Estado mal acostumado com conseguir informações na
canetada. Isso vale tanto para o nível de Inteligência, que foi pego de
surpreso pela Al Qaeda que simplesmente evitou meios eletrônicos de
comunicação, quanto para Polícia...

... também me parece que o aparato conta com uma preguiça dos elementos sob
monitoração de usar criptografia, que aqui no Brasil chegou ao cúmulo de
ver a pessoa com o mais alto cargo executivo ter conversas de conspiração
para cometer atos criminosos gravada, mesmo tendo repudiado não muito tempo
antes ações de Inteligência estrangeira fazendo o mesmo.

A criptografia com usabilidade simples como a fornecida pelo WA é um
choque, mas veio para ficar; agora precisamos levar isso para sistemas de
e-mail, onde PGP/GPG não tem usabilidade suficiente para o usuário leigo.

Rubens