[GTER] Fim da RNP?

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Jul 29 16:35:30 -03 2016

Também não acredito no fim como estão alardeando de maneira catastrófica,
mas em uma mudança certamente. Vou repetir o meu ponto de vista que já
coloquei em outros lugares:

Eu já acho bastante estranho que a RNP não cobre absolutamente nada para
fornecer trânsito para Universidades particulares (mesmo que sem fins
lucrativos). Algo deveria cobrar, mesmo que fosse um valor marginal menor
que o do mercado e só isso já faria uma diferença grande no caixa da
instituição que a faria menos dependente dos repasses do Governo Federal.

O outro ponto é a respeito da possibilidade dela oferecer mais serviços ao
setor privado. A informação que eu tenho é que há uma resistência da
direção nacional de fazer isso para não desvirtuar o propósito principal de
rede. Compreensível, porém no mundo real não há almoço grátis e se a
principal fonte de financiamento secou é necessário rever conceitos e
desejos de cenários ideais. A irmã Americana da RNP (INTERNET2) faz isso.
Lembrando que a RNP tem um backbone de dar inveja e é gerida muito bem
tecnicamente. Imaginem o beneficio dela atuando no mercado. Benefício mútuo
diga-se de passagem.

Ok, hoje a RNP pode ter certos acordos que permitem a ela ter um custo
menor de fornecedores principalmente aonde ela tem dependência das teles
para transporte entre Estados ou ainda que proíbem a exploração comercial
de partes da infra dela, mas eu arriscaria dize que uma mudança nesses
acordos e eventual aumento de custos seria compensada pela receita advinda
dessas atividades que hoje ela não exerce.

My 50 cents.

Fernando