[GTER] Concetrador BRAS Quais Estão utilizando?

Tiago SR listas at tiagosr.com
Wed Jul 27 21:35:34 -03 2016

O modelo com DHCP + Radius não requer centralização...
Dá, inclusive, para ter a mesma eficiência na distribuição dos IPv4 que o PPPoE tem com os /32 e etc.,
mesmo estando distribuído em vários concentradores/servidores DHCP.

Qual é o problema de fazer o controle de banda no CPE? Considerando, claro, que o cliente não tem
acesso às configurações do equipamento. Já vi recomendarem configurar a banda no CPE (ou era
apenas o upload, não lembro), assim o tráfego já sai do cliente controlado, não precisa chegar no
roteador do PoP para passar pelo limite, com o risco de saturar a rede antes disso, principalmente em
wireless e em caso de algum ataque. Foi o que ouvi dizer.

O problema do alto uso de recursos do concentrador é parcialmente resolvido substituindo PPPoE por
outra tecnologia, mas resta os queues. Passando o queue para o CPE, o concentrador fica livre para apenas
rotear. Acho que pode até configurar no concentrador um controle de banda um pouco maior que o
definido no CPE, de forma que ele seria usado e consumiria recursos significativos apenas caso, por algum
motivo, o CPE parasse de limitar a banda.

Alguma objeção? Hehehe.

 ---- On Wed, 27 Jul 2016 20:37:36 -0300 Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com> wrote ----