[GTER] GCNAT NET x Nat para acesso externo+DynDNS

César de Tassis Filho ctassisf at gmail.com
Thu Jul 21 09:29:45 -03 2016


Quando conseguir um IPv4 público não é uma opção eu recomendo ZeroTier One.

Lembram do Hamachi? O ZeroTier One [0] é um projeto de VPN P2P similar ao
Hamachi porém gratuito, open-source [1], multiplataforma [2] (funciona
inclusive em Android e iOS!!!), com relay no Brasil [3] (ele usa o relay
basicamente quando não é possível estabelecer conectividade direta fazendo
NAT, UPnP etc) e suporta IPv6.

César

[0] https://www.zerotier.com/
[1] https://github.com/zerotier/ZeroTierOne
[2] https://www.zerotier.com/product-one.shtml
[3] https://www.zerotier.com/blog/?p=577

2016-07-20 21:45 GMT-03:00 Stefan Rodrigues <stefan.rodrigues at gmail.com>:

> Após um mês testes e provações fui agraciado com um endereço ipv4 dinâmico
> público não compartilhado.
>
> Para os companheiros que pretendem percorrer essa jornada aviso que será
> necessária muita paciência, os atendentes a toda hora irão colocar sua
> perceverança e fé aprova. Fiz o download da RFC6598 e a consultava nos
> momentos de dúvida ou fraqueza.
>
> A receita:
>
> Abrir uma reclamação no SAC (10621) falando do problema de conectividade
> com a câmera IP, conforme já relatado independente de qual a aplicação ou
> necessidade melhor falar que é uma câmera IP. Vocês tem que ter em mente
> que não irão resolver o problema com essa ligação, então não adianta perder
> a paciência ou entrar em detalhamentos ou explicações, também não percam
> tempo falando com superiores ou responsáveis. O objetivo dessa ligação é o
> registro do problema e o número do ticket.
>
> Não é culpa dos atendentes a falta de conhecimento ou treinamento sobre a
> tecnologia que a NET usa, eles são cobrados por tickets encerrados, e
> tentarão encerrar o ticket de qualquer forma e o mais rápido possível.
> Logo, não remem contra a maré.
>
> Com o número do ticket, façam o registro do problema na ouvidoria, existem
> dois caminhos via telefone (0800 701 01 80) ou via site (
> http://www.netcombo.com.br/atendimento/ouvidoria). Eu usei e aconselho o
> caminho via site. Lá existe um campo para os companheiros realizarem uma
> dissertação sobre o assunto, relatem o problema e enviem, dentro de alguns
> dias a NET irá entrar em contato para tentar sanar o problema.
>
> Os atendentes da ouvidoria trabalham em outro ritmo, aparentemente eles não
> são penalizados pelo tempo gasto com o cliente, mas também tentarão
> encerrar o ticket a qualquer custo. Gastei alguns bons minutos tentando
> explicar o problema para eles, mas no fim não adiantou em nada, pois eles
> não possuem conhecimento técnico.
>
> Melhor caprichar na dissertação, eu invoquei a RFC6598, apresentei um
> resumo do grupo de trabalho da Anatel (
>
> http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/sala_imprensa/20-3-2015--11h38min59s-JAZ14_GT-IPv6_Apresenta%C3%A7%C3%A3o_Release_v05.pdf
> ),
> enviei log traceroute local e remoto (
> https://registro.br/cgi-bin/nicbr/trt
> ).
>
> Mas acho o que realmente deu resultado foi a quantidade de ticket para a
> ouvidoria que abri! Provavelmente a NET deve ter um indicador de
> performance atrelado a quantidade de tickets na ouvidoria por cliente.
> Depois do quinto ticket, entrou em contato comigo alguém que tinha
> conhecimento do que eu estava reclamando e no dia seguinte resolveram meu
> problema.
>
> Ainda assim, enviaram um técnico em minha residência para verificar a
> mudança realizada em minha conexão no datacenter da NET, assinei o
> formulário e pronto.
>
> Vou compartilhar com vocês o número do protocolo que abri
> (040162547851303), talvez mencionando ele vocês consigam resolver o
> problema de forma mais suave.
>
> Att.
> Stefan
>
> Em 11 de julho de 2016 09:31, Carlos Menandro <carlosmenandro at gmail.com>
> escreveu:
>
> > Para cada região do Brasil, uma forma de trabalhar.
> >
> > Instalei a NET em casa no dia 25/06, fiquei surpreso com a entrega de
> IPv4
> > e IPv6 pois tinha visto muita gente falando que estavam usando CGNAT nas
> > novas instalações.
> >
> > Infelizmente depois de uns dias notei que desativaram o IPv6 no modem.
> > Mesmo que ative manualmente, não dura muito a configuração.
> >
> > Moro em Porto Velho/RO.
> >
> > Em 7 de julho de 2016 20:35, Stefan Rodrigues <
> stefan.rodrigues at gmail.com>
> > escreveu:
> >
> > > Pessoal,
> > >
> > > Estou nessa cruzada com a NET. Acabei de enviar uma mensagem para o
> > > ouvidoria através do site da NET.
> > >
> > > Vou até acender uma vela.
> > >
> > > Stefan
> > >
> > > Em 7 de julho de 2016 11:50, Danton Nunes <danton.nunes at inexo.com.br>
> > > escreveu:
> > >
> > > > On Thu, 7 Jul 2016, Douglas Fischer wrote:
> > > >
> > > > Atravessa se o CPE que estiver em CGNAT fo a origem.
> > > >>
> > > >
> > > > exato.
> > > >
> > > > Nunca ví OpenVPN funcionando tendo como destino um CGNAT.
> > > >> P.S.: A não ser que o provedor faça um Dnat(nunca ví disso).
> > > >>
> > > >
> > > > o destino pode ser uma maquininha virtual numa nuvem, especialmente
> > > > alugada para ser hub de várias VPNs com terminais em situação
> parecida.
> > > >
> > > > se a mesma operadora que dá IPv4 por CGNAT der IPv6 nativo, não pense
> > > duas
> > > > vezes e faça tudo em IPv6.
> > > >
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