[GTER] Facebook FNA

Bruno Vane broonu at gmail.com
Wed Jul 20 17:21:01 -03 2016


Podem me dizer como consigo o FNA?

Em 11 de julho de 2016 00:46, Diego Canton de Brito <
diegocanton at ensite.com.br> escreveu:

>
> Apenas Instagram e Facebook são servidos pelo FNA.
> --
> Enviado do aplicativo myMail para Android domingo, 10 julho 2016, 10:28PM
> -03:00 de Fábio Rodrigues Ribeiro  listas at farribeiro.com.br :
>
> >Aqui, usando vivo, estou reparando lentidão no whatsapp
> >
> >Em 10-Jul-16 15:07, João Rafael Card. escreveu:
> >> Pois é, chega a ser irritante a lentidão, e
> >> Alguém mais também percebe lentidão no app Instagram?
> >> Em 21/06/2016 10:43, "Samyr Bechelane" < samyrmmb at gmail.com > escreveu:
> >>
> >>> No meu caso, não sou cliente da Internexa.
> >>>
> >>> Meu cliente tem link comigo e com a Cemig Telecom... a Cemig é cliente
> >>> Internexa.
> >>>
> >>> Meu cliente é AS e tem um bloco /21.
> >>>
> >>> Ele anuncia o /21 para os 2 upstream (Eu e a Cemig) e os /24 pra
> controlar
> >>> o download pra cada lado de acordo com as politicas dele.
> >>>
> >>> Ontem pedi pra ele parar de anunciar o /21 pra Cemig e deixar só os
> /24 e o
> >>> problema parou... a impressão que tive foi que a internexa ou a cemig
> >>> ignora o prefixo mais específico e gera o problema.
> >>>
> >>> Outra coisa que achei estranha... fazendo tracert da maquina do meu
> cliente
> >>> é que o salto 10 é o IP da maquina dele...
> >>>
> >>>
> >>> tracert scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net
> >>>
> >>> Rastreando a rota para scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net
> [200.220.194.145]
> >>> com no m ximo 30 saltos:
> >>>
> >>>   1     1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.5.1
> >>>   2    30 ms    47 ms    25 ms  192.168.2.1
> >>>   3     *        9 ms    18 ms  172.26.0.1
> >>>   4    19 ms    13 ms    28 ms  10.255.255.92
> >>>   5    92 ms    72 ms    99 ms  XXX.XXX.44.9 ------------> minha borda
> >>>   6    83 ms    72 ms    57 ms  as262589.saopaulo.sp.ix.br
> >>> [187.16.219.213]
> >>>   7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>   8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>   9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>  10    70 ms    66 ms    68 ms  XXX.XXX.131.24 ------------> minha
> borda
> >>>  11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>  12     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>  13     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>  14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>  15     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>
> >>>
> >>>
> >>> Tentei contato com a Internexa, mas sem sucesso... orientei meu
> cliente a
> >>> abrir chamado junto a Cemig.
> >>>
> >>> Espero ter ajudado...
> >>>
> >>> t+
> >>>
> >>>
> >>>
> >>> Samyr M. M. Bechelane
> >>> Netcetera Telecomunicações Ltda
> >>> Fone: (31) 3535-3550 / (31) 8678-0880
> >>> AS262733
> >>>
> >>> Em 21 de junho de 2016 02:41, Alexandre J. Correa <
> alexandre at onda.net.br >
> >>> escreveu:
> >>>
> >>>>
> >>>> Desativei o ipv6... Tudo voltou a funcionar...
> >>>> --
> >>>> Enviado do aplicativo myMail para Android segunda-feira, 20 junho
> 2016,
> >>>> 11:19PM -03:00 de Flávio Araújo  flavio at directmaster.com.br :
> >>>>
> >>>>> Amigos,
> >>>>>
> >>>>> Esse era o nosso cenário anterior. Recebíamos conteúdos do face via
> >>>> akamai.
> >>>>> Nessa situação eram recorrentes as reclamações de lentidão, fotos e
> >>> vídeos
> >>>>> que não carregavam ou travavam mesmo em baixa resolução.
> >>>>>
> >>>>> C:\Users\Flávio>tracert fbcdn-video-l-a.akamaihd.net
> >>>>>
> >>>>> Rastreando a rota para a1409.dspda2.akamai.net [190.98.131.27]
> >>>>> com no máximo 30 saltos:
> >>>>>
> >>>>>  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.200.1
> >>>>>  2     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>
> >>>>>  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>
> >>>>>  4    14 ms    14 ms    15 ms  192.168.228.9
> >>>>>  5    21 ms    15 ms    16 ms
> >>>>> te-0-7-0-3-53-grafortw1.net.telefonicaglobalsolu
> >>>>> tions.com [94.142.103.72]
> >>>>>  6    61 ms    60 ms    61 ms
> >>>>> et-8-1-0-0-grtsanem4.net.telefonicaglobalsolutio
> >>>>> ns.com [94.142.98.183]
> >>>>>  7    61 ms    69 ms    74 ms
> >>>>> et5-0-0-0-grtsanem3.net.telefonicaglobalsolution
> >>>>> s.com [5.53.3.229]
> >>>>>  8    61 ms    60 ms    60 ms  190.98.131.27
> >>>>>
> >>>>
> >>>>
> >>>>
> --------------------------------------------------------------------------------
> >>>>>
> >>>>> C:\Users\Flávio>tracert fbstatic-a.akamaihd.net
> >>>>>
> >>>>> Rastreando a rota para a1168.dsw4.akamai.net [201.16.134.146]
> >>>>> com no máximo 30 saltos:
> >>>>>
> >>>>>  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.200.1
> >>>>>  2     1 ms     1 ms     2 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>
> >>>>>  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>
> >>>>>  4    14 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> >>>>>  5     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>>>  6   107 ms   104 ms   104 ms
> >>>>> a201-016-134-146.deploy.akamaitechnologies.com [
> >>>>> 201.16.134.146]
> >>>>>
> >>>>> No entanto em análise mais recente observamos que estamos sendo
> servidos
> >>>>> por um FNA que está localizado em um de nossos upstreams. Podemos
> >>> perceber
> >>>>> através dos links:
> >>>>>
> >>>>>  https://video.ffor1-1.fna.fbcdn.net/
> >>>>>  https://scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net/
> >>>>>
> >>>>> C:\Users\Flávio>tracert video.ffor1-1.fna.fbcdn.net
> >>>>>
> >>>>> Rastreando a rota para video.ffor1-1.fna.fbcdn.net [177.184.128.146]
> >>>>> com no máximo 30 saltos:
> >>>>>
> >>>>>  1     1 ms     2 ms     1 ms  192.168.200.1
> >>>>>  2     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>
> >>>>>  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>
> >>>>>  4    15 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> >>>>>  5    15 ms    14 ms    14 ms  192.168.76.1
> >>>>>  6    15 ms    14 ms    14 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>  7    14 ms    14 ms    14 ms  177.184.128.146
> >>>>>
> >>>>
> >>>>
> >>>>
> --------------------------------------------------------------------------------
> >>>>>
> >>>>> C:\Users\Flávio>tracert scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net
> >>>>>
> >>>>> Rastreando a rota para scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net
> [177.184.128.145]
> >>>>> com no máximo 30 saltos:
> >>>>>
> >>>>>  1     1 ms     3 ms     1 ms  192.168.200.1
> >>>>>  2     3 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>
> >>>>>  3     3 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>
> >>>>>  4    14 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
> >>>>>  5    21 ms    31 ms    24 ms  192.168.78.1
> >>>>>  6    14 ms    14 ms    14 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
> >>>>> [170.84.XXX.X]
> >>>>>  7    14 ms    14 ms    14 ms  177.184.128.145
> >>>>>
> >>>>> Enquanto somos servidos pelo FNA não temos relatos de falhas ou
> >>>> degradações
> >>>>> de desempenho. Pelo contrário, tudo carrega bem rápido. Quando temos
> >>>>> indisponibilidade dessa operadora, voltamos a buscar na akamai, mais
> >>>>> especificamente na rede da algar, e aí nesse momento tudo fica uma
> >>>> tristeza.
> >>>>> Nossos DNS's são próprios resolvendo a partir dos roots, sem
> forwarders.
> >>>>>
> >>>>> Atenciosamente,
> >>>>>
> >>>>> Em 20 de junho de 2016 21:06, Roosvelt David <
> >>>  roosveltdavid at hotmail.com
> >>>>>
> >>>>> escreveu:
> >>>>>
> >>>>>> Conectado agora a Fapesc/RCT saindo via RNP. meu facebook com os
> >>> sources
> >>>>>> todos da Akamai. e ta bem Lentiumm . um link de 100mb dedicado e os
> >>>> videos
> >>>>>> demoram pra carregar e travam em resolução padrão, sem ser HD. kkkk
> >>>>>>
> >>>>>> em casa meu link domestico de 10mb da Algar dá show quando vem pelo
> >>> FNA.
> >>>>>> (exceto quando alguns sources vem do FNA da Claro)
> >>>>>>
> >>>>>> Fiz o Mtr para esse servidor  scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net a
> partir
> >>>> da
> >>>>>> fapesc aqui.
> >>>>>>
> >>>>>>
> >>>>>>  Host
> >>>>>>     Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
> >>>>>>  1. xxx.xxx.98.1
> >>>>>>  0.0%    49    1.6  22.3   1.3 191.2  41.8
> >>>>>>  2. xx.xx.98.254
> >>>>>>  0.0%    49    1.9  19.5   1.6 216.6  40.5
> >>>>>>  3. rct-248.53.fapesc.sc.gov.br
> 0.0%
> >>>>>> 48    4.0  26.5   3.6 204.9  47.0
> >>>>>>  4. popsc-rt21-4080.bb.pop-sc.rnp.br                      0.0%
> 48
> >>>>>> 4.6  20.0   3.7 121.2  30.2
> >>>>>>  5. sc-lansc-rt21.bkb.rnp.br
> >>>  0.0%
> >>>>>>   48    4.8  22.1   3.8 149.1  38.1
> >>>>>>  6. sp-sc-oi.bkb.rnp.br
> >>>>>>  0.0%    48   18.1  41.9  16.2 187.1  41.4
> >>>>>>  7. as262589.saopaulo.sp.ix.br
> 0.0%
> >>>>>> 48   17.5  37.1  16.2 191.5  42.2
> >>>>>>  8. 177.84.161.249
> >>>>>> 85.1%    48   18.7  30.8  16.9 106.8  33.6
> >>>>>>  9. 177.84.161.133
> >>>>>> 93.6%    48   23.7  25.7  23.7  29.8   3.5
> >>>>>> 10. 177.84.161.134
> >>>>>> 0.0%    48   24.7  47.8  23.1 178.2  43.8
> >>>>>> 11. 179.97.98.69
> >>>>>>  0.0%    48   24.7  56.4  23.4 233.3  54.5
> >>>>>> 12. 200.220.194.145
> >>>> 0.0%
> >>>>>>   48   24.0  48.1  23.2 222.9  50.3
> >>>>>>
> >>>>>> ao entrar na Rede da Internexa ocorre uma perda bem alta, Como o
> >>> Eduardo
> >>>>>> comentou pode ser uma routing-instance lá pra servir somente aos
> >>>> clientes
> >>>>>> da internexa. se você é cliente siga o que o Eduardo Sugeriu. se não
> >>>> envie
> >>>>>> para o  noc at fb.com o máximo de dados que puder coletar conforme a
> >>> dica
> >>>> do
> >>>>>> Diego Canton.
> >>>>>>
> >>>>>> "Tentem juntar a maior quantidade de dados possiveis sobre o caso,
> >>> ping,
> >>>>>> resultados de Traceroute, url obtida no navegador (print), IP e DNS
> >>>> usados
> >>>>>> (print), feche um pack com os dados obtidos por cada link seu, mande
> >>> por
> >>>>>> email em inglês para  noc at fb.com <mailto:  noc at fb.com >, as vezes
> eles
> >>>>>> verificam(…)”
> >>>>>>
> >>>>>> e Reza pra eles verificarem.
> >>>>>>
> >>>>>>
> >>>>>> Att
> >>>>>> Roosvelt
> >>>>>>
> >>>>>>
> >>>>>>
> >>>>>>
> >>>>>>> Em 20 de jun de 2016, à(s) 6:54 PM, Eduardo Schoedler <
> >>>>>>  listas at esds.com.br > escreveu:
> >>>>>>>
> >>>>>>> Em 20 de junho de 2016 18:24, Samyr Bechelane <
> samyrmmb at gmail.com
> >>>>
> >>>>>> escreveu:
> >>>>>>>> to com problemas por aqui também...
> >>>>>>>>
> >>>>>>>> as imagens deveria vir de
> >>>>>>>>
> >>>>>>>> scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net
> >>>>>>>
> >>>>>>> Esse dns resolve p/ um ip da Internexa.
> >>>>>>> Provavelmente eles devem ter feito uma routing-instance lá, para
> >>>>>>> servir conteúdo do FNA somente para os clientes.
> >>>>>>>
> >>>>>>> Você é cliente internexa?
> >>>>>>> Caso seja, anuncie todos seus prefixos mais específicos (/24, por
> >>>>>>> exemplo) com no-export para a Internexa, deve ajudar.
> >>>>>>>
> >>>>>>> --
> >>>>>>> Eduardo Schoedler
> >>>>>>> --
> >>>>>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>>>>>
> >>>>>> --
> >>>>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>>>>>
> >>>>>
> >>>>>
> >>>>>
> >>>>> --
> >>>>> --
> >>>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>>> --
> >>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>>>
> >>> --
> >>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >> --
> >> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>
> >
> >--
> >gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



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