[GTER] Facebook FNA

Diego Canton de Brito diegocanton at ensite.com.br
Mon Jul 11 00:46:14 -03 2016


Apenas Instagram e Facebook são servidos pelo FNA.
--
Enviado do aplicativo myMail para Android domingo, 10 julho 2016, 10:28PM -03:00 de Fábio Rodrigues Ribeiro  listas at farribeiro.com.br :

>Aqui, usando vivo, estou reparando lentidão no whatsapp
>
>Em 10-Jul-16 15:07, João Rafael Card. escreveu:
>> Pois é, chega a ser irritante a lentidão, e
>> Alguém mais também percebe lentidão no app Instagram?
>> Em 21/06/2016 10:43, "Samyr Bechelane" < samyrmmb at gmail.com > escreveu:
>>
>>> No meu caso, não sou cliente da Internexa.
>>>
>>> Meu cliente tem link comigo e com a Cemig Telecom... a Cemig é cliente
>>> Internexa.
>>>
>>> Meu cliente é AS e tem um bloco /21.
>>>
>>> Ele anuncia o /21 para os 2 upstream (Eu e a Cemig) e os /24 pra controlar
>>> o download pra cada lado de acordo com as politicas dele.
>>>
>>> Ontem pedi pra ele parar de anunciar o /21 pra Cemig e deixar só os /24 e o
>>> problema parou... a impressão que tive foi que a internexa ou a cemig
>>> ignora o prefixo mais específico e gera o problema.
>>>
>>> Outra coisa que achei estranha... fazendo tracert da maquina do meu cliente
>>> é que o salto 10 é o IP da maquina dele...
>>>
>>>
>>> tracert scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net
>>>
>>> Rastreando a rota para scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net [200.220.194.145]
>>> com no m ximo 30 saltos:
>>>
>>>   1     1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.5.1
>>>   2    30 ms    47 ms    25 ms  192.168.2.1
>>>   3     *        9 ms    18 ms  172.26.0.1
>>>   4    19 ms    13 ms    28 ms  10.255.255.92
>>>   5    92 ms    72 ms    99 ms  XXX.XXX.44.9 ------------> minha borda
>>>   6    83 ms    72 ms    57 ms  as262589.saopaulo.sp.ix.br
>>> [187.16.219.213]
>>>   7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>   8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>   9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>  10    70 ms    66 ms    68 ms  XXX.XXX.131.24 ------------> minha borda
>>>  11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>  12     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>  13     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>  14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>  15     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>
>>>
>>>
>>> Tentei contato com a Internexa, mas sem sucesso... orientei meu cliente a
>>> abrir chamado junto a Cemig.
>>>
>>> Espero ter ajudado...
>>>
>>> t+
>>>
>>>
>>>
>>> Samyr M. M. Bechelane
>>> Netcetera Telecomunicações Ltda
>>> Fone: (31) 3535-3550 / (31) 8678-0880
>>> AS262733
>>>
>>> Em 21 de junho de 2016 02:41, Alexandre J. Correa < alexandre at onda.net.br >
>>> escreveu:
>>>
>>>>
>>>> Desativei o ipv6... Tudo voltou a funcionar...
>>>> --
>>>> Enviado do aplicativo myMail para Android segunda-feira, 20 junho 2016,
>>>> 11:19PM -03:00 de Flávio Araújo  flavio at directmaster.com.br :
>>>>
>>>>> Amigos,
>>>>>
>>>>> Esse era o nosso cenário anterior. Recebíamos conteúdos do face via
>>>> akamai.
>>>>> Nessa situação eram recorrentes as reclamações de lentidão, fotos e
>>> vídeos
>>>>> que não carregavam ou travavam mesmo em baixa resolução.
>>>>>
>>>>> C:\Users\Flávio>tracert fbcdn-video-l-a.akamaihd.net
>>>>>
>>>>> Rastreando a rota para a1409.dspda2.akamai.net [190.98.131.27]
>>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>>
>>>>>  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.200.1
>>>>>  2     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>
>>>>>  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>
>>>>>  4    14 ms    14 ms    15 ms  192.168.228.9
>>>>>  5    21 ms    15 ms    16 ms
>>>>> te-0-7-0-3-53-grafortw1.net.telefonicaglobalsolu
>>>>> tions.com [94.142.103.72]
>>>>>  6    61 ms    60 ms    61 ms
>>>>> et-8-1-0-0-grtsanem4.net.telefonicaglobalsolutio
>>>>> ns.com [94.142.98.183]
>>>>>  7    61 ms    69 ms    74 ms
>>>>> et5-0-0-0-grtsanem3.net.telefonicaglobalsolution
>>>>> s.com [5.53.3.229]
>>>>>  8    61 ms    60 ms    60 ms  190.98.131.27
>>>>>
>>>>
>>>>
>>>> --------------------------------------------------------------------------------
>>>>>
>>>>> C:\Users\Flávio>tracert fbstatic-a.akamaihd.net
>>>>>
>>>>> Rastreando a rota para a1168.dsw4.akamai.net [201.16.134.146]
>>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>>
>>>>>  1     1 ms     1 ms     1 ms  192.168.200.1
>>>>>  2     1 ms     1 ms     2 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>
>>>>>  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>
>>>>>  4    14 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
>>>>>  5     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>>>  6   107 ms   104 ms   104 ms
>>>>> a201-016-134-146.deploy.akamaitechnologies.com [
>>>>> 201.16.134.146]
>>>>>
>>>>> No entanto em análise mais recente observamos que estamos sendo servidos
>>>>> por um FNA que está localizado em um de nossos upstreams. Podemos
>>> perceber
>>>>> através dos links:
>>>>>
>>>>>  https://video.ffor1-1.fna.fbcdn.net/
>>>>>  https://scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net/
>>>>>
>>>>> C:\Users\Flávio>tracert video.ffor1-1.fna.fbcdn.net
>>>>>
>>>>> Rastreando a rota para video.ffor1-1.fna.fbcdn.net [177.184.128.146]
>>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>>
>>>>>  1     1 ms     2 ms     1 ms  192.168.200.1
>>>>>  2     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>
>>>>>  3     1 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>
>>>>>  4    15 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
>>>>>  5    15 ms    14 ms    14 ms  192.168.76.1
>>>>>  6    15 ms    14 ms    14 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>  7    14 ms    14 ms    14 ms  177.184.128.146
>>>>>
>>>>
>>>>
>>>> --------------------------------------------------------------------------------
>>>>>
>>>>> C:\Users\Flávio>tracert scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net
>>>>>
>>>>> Rastreando a rota para scontent.ffor1-1.fna.fbcdn.net [177.184.128.145]
>>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>>
>>>>>  1     1 ms     3 ms     1 ms  192.168.200.1
>>>>>  2     3 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>
>>>>>  3     3 ms     1 ms     1 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>
>>>>>  4    14 ms    14 ms    14 ms  192.168.228.9
>>>>>  5    21 ms    31 ms    24 ms  192.168.78.1
>>>>>  6    14 ms    14 ms    14 ms  170-84-XXX-X.directtelecom.net.br
>>>>> [170.84.XXX.X]
>>>>>  7    14 ms    14 ms    14 ms  177.184.128.145
>>>>>
>>>>> Enquanto somos servidos pelo FNA não temos relatos de falhas ou
>>>> degradações
>>>>> de desempenho. Pelo contrário, tudo carrega bem rápido. Quando temos
>>>>> indisponibilidade dessa operadora, voltamos a buscar na akamai, mais
>>>>> especificamente na rede da algar, e aí nesse momento tudo fica uma
>>>> tristeza.
>>>>> Nossos DNS's são próprios resolvendo a partir dos roots, sem forwarders.
>>>>>
>>>>> Atenciosamente,
>>>>>
>>>>> Em 20 de junho de 2016 21:06, Roosvelt David <
>>>  roosveltdavid at hotmail.com
>>>>>
>>>>> escreveu:
>>>>>
>>>>>> Conectado agora a Fapesc/RCT saindo via RNP. meu facebook com os
>>> sources
>>>>>> todos da Akamai. e ta bem Lentiumm . um link de 100mb dedicado e os
>>>> videos
>>>>>> demoram pra carregar e travam em resolução padrão, sem ser HD. kkkk
>>>>>>
>>>>>> em casa meu link domestico de 10mb da Algar dá show quando vem pelo
>>> FNA.
>>>>>> (exceto quando alguns sources vem do FNA da Claro)
>>>>>>
>>>>>> Fiz o Mtr para esse servidor  scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net a partir
>>>> da
>>>>>> fapesc aqui.
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>  Host
>>>>>>     Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
>>>>>>  1. xxx.xxx.98.1
>>>>>>  0.0%    49    1.6  22.3   1.3 191.2  41.8
>>>>>>  2. xx.xx.98.254
>>>>>>  0.0%    49    1.9  19.5   1.6 216.6  40.5
>>>>>>  3. rct-248.53.fapesc.sc.gov.br                                  0.0%
>>>>>> 48    4.0  26.5   3.6 204.9  47.0
>>>>>>  4. popsc-rt21-4080.bb.pop-sc.rnp.br                      0.0%    48
>>>>>> 4.6  20.0   3.7 121.2  30.2
>>>>>>  5. sc-lansc-rt21.bkb.rnp.br
>>>  0.0%
>>>>>>   48    4.8  22.1   3.8 149.1  38.1
>>>>>>  6. sp-sc-oi.bkb.rnp.br
>>>>>>  0.0%    48   18.1  41.9  16.2 187.1  41.4
>>>>>>  7. as262589.saopaulo.sp.ix.br                                  0.0%
>>>>>> 48   17.5  37.1  16.2 191.5  42.2
>>>>>>  8. 177.84.161.249
>>>>>> 85.1%    48   18.7  30.8  16.9 106.8  33.6
>>>>>>  9. 177.84.161.133
>>>>>> 93.6%    48   23.7  25.7  23.7  29.8   3.5
>>>>>> 10. 177.84.161.134
>>>>>> 0.0%    48   24.7  47.8  23.1 178.2  43.8
>>>>>> 11. 179.97.98.69
>>>>>>  0.0%    48   24.7  56.4  23.4 233.3  54.5
>>>>>> 12. 200.220.194.145
>>>> 0.0%
>>>>>>   48   24.0  48.1  23.2 222.9  50.3
>>>>>>
>>>>>> ao entrar na Rede da Internexa ocorre uma perda bem alta, Como o
>>> Eduardo
>>>>>> comentou pode ser uma routing-instance lá pra servir somente aos
>>>> clientes
>>>>>> da internexa. se você é cliente siga o que o Eduardo Sugeriu. se não
>>>> envie
>>>>>> para o  noc at fb.com o máximo de dados que puder coletar conforme a
>>> dica
>>>> do
>>>>>> Diego Canton.
>>>>>>
>>>>>> "Tentem juntar a maior quantidade de dados possiveis sobre o caso,
>>> ping,
>>>>>> resultados de Traceroute, url obtida no navegador (print), IP e DNS
>>>> usados
>>>>>> (print), feche um pack com os dados obtidos por cada link seu, mande
>>> por
>>>>>> email em inglês para  noc at fb.com <mailto:  noc at fb.com >, as vezes eles
>>>>>> verificam(…)”
>>>>>>
>>>>>> e Reza pra eles verificarem.
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> Att
>>>>>> Roosvelt
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>> Em 20 de jun de 2016, à(s) 6:54 PM, Eduardo Schoedler <
>>>>>>  listas at esds.com.br > escreveu:
>>>>>>>
>>>>>>> Em 20 de junho de 2016 18:24, Samyr Bechelane <  samyrmmb at gmail.com
>>>>
>>>>>> escreveu:
>>>>>>>> to com problemas por aqui também...
>>>>>>>>
>>>>>>>> as imagens deveria vir de
>>>>>>>>
>>>>>>>> scontent.fgig3-1.fna.fbcdn.net
>>>>>>>
>>>>>>> Esse dns resolve p/ um ip da Internexa.
>>>>>>> Provavelmente eles devem ter feito uma routing-instance lá, para
>>>>>>> servir conteúdo do FNA somente para os clientes.
>>>>>>>
>>>>>>> Você é cliente internexa?
>>>>>>> Caso seja, anuncie todos seus prefixos mais específicos (/24, por
>>>>>>> exemplo) com no-export para a Internexa, deve ajudar.
>>>>>>>
>>>>>>> --
>>>>>>> Eduardo Schoedler
>>>>>>> --
>>>>>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>>
>>>>>> --
>>>>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> --
>>>>> --
>>>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>> --
>>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>> --
>>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> --
>> gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>
>--
>gter list  https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter


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