[GTER] Ataques entrando pelo PTT-SPO com origem ASN 6939 ( HE )

Rafael Ganascim rganascim at gmail.com
Fri Jul 8 09:04:50 -03 2016

Hoje existe um problema sério durante os incidentes segurança
(principalmente volumétricos) junto aos PTTs em geral (todos eles que tem
participantes e tráfego significativo).

Ex:
O ISP sofre um ataque volumétrico de DNS.
Ou seja, a banda dele será exaurida, queira ou não.

Vamos aos pontos de remediação durante o ataque:

1) em poucos segundos, alguma ferramenta detecta o ataque, e então já
configura a comunidade de blackhole para o(s) IP(s) atacado(s)

- operadoras notificadas
- quem tem UTRS e similares, notificados

Ou seja, o ataque, em suas origens internacionais (e algumas nacionais),
foi mitigado.

2) enviar o(s) prefixo(s) atacado(s) para um serviço de sink-hole

God bless the GRE tunnels. (joke)

3) Mas o bom e velho PTT, que nacionalmente nos conecta a diminui custos,
latência e melhora a performance, continua permitindo os ataques

a. quem não tem rota mais específica para os PTTs que atire a primeira
pedra (brincadeiras a parte, é bem comum este procedimento)

b. culpa de nós mesmos, que não implementamos anti-spoofing, filtragem,
mantemos DNS recursivos abertos, SNMP public a disposição, etc

c. a única solução é retirar o anúncio dos PTTs

Para um ataque de 1h, qual é o problema?
Mas e se ele persistir por dias? Aí vira prejuízo. Pois estaremos operando
só via link trânsito IP, ou ainda por túneis GRE.

Acho importante discutirmos, e propor algo. Não comercial, como o nic.br é
em sua neutralidade com os PTTs.

QUEM SABE um serviço gerido pelo nic.br de blackhole, onde os interessados
sobem uma sessão com um 'blackhole server' e então podem marcar a
comunidade de BH em seus /32 e os participantes deste grupo se comprometem
em dropar os pacotes destinados a este prefixo BH.

Para evitar o problema de algum BH indevido como citado pelo Rubens, para
este serviço seria necessário algo do tipo "liberação de prefixos" para
quem quiser ENVIAR algum BH.

E para todos, a adição de uma regra: recebeu um prefixo dos RS-BH-PTT
tagado com xxx:yyyy, drop em sua rede (a comunidade aqui pode ajudar com
exemplos de todos os fabricantes disponíveis no mundo, para ajudar os menos
técnicos).

Penso que seria um começo para ajudar na mitigação, sem afetar tanto a
performance e a qualidade. Afinal, muitas vezes este é o objetivo do ataque.