[GTER] [Bulk] [Inclusão Digital] Anonymous sequestra PCs da Anatel

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Jul 7 07:29:45 -03 2016

Bruno. Você usou exemplos muito fracos de que auto regulação não funciona.

Qualquer padrão estabelecido por uma empresa vai ser testado por anos
pelo mercado e o padrão mais eficiente vai emergir. Quem dita esta força
é o próprio consumidor, que tende gradativamente a migrar para soluções
menores e mais baratas. Sendo assim, as empresas que não tem soluções
eficientes tendem a copiar a solução mais eficiente para que assim não
perca sua fatia do mercado.

Todos estes exemplos que você usou são soluções relativamente novas e o
mercado não teve tempo de passar pelo processo de convergência de padrão
por eficiência. Não tenho dúvida alguma que algumas destas soluções
chegarão em uma convergência e outras simplesmente deixarão de existir
depois de um certo tempo.

Veja que o mercado de impressão está com os seus dias contados e a
empresa que espera ganhar muito dinheiro com isso terá sérios problemas
no futuro:

    http://www.baguete.com.br/noticias/29/03/2016/mercado-de-impressao-cai-228

O mercado de software sempre tem alguém disposto a desenvolver um
aplicativo idêntico ao atual só que multiplataforma. Somente tempo é
necessário para isto acontecer e não dá para magicamente as coisas
surgirem do nada.

No caso do sachê de café, quem vende a máquina vai fazer de tudo para
seu padrão se estabelecer. Porém você se esquece que empresas que não
vendem máquina, mas só querem vender o café, podem surgir e seguir o
padrão da solução melhor. Depois que o padrão estiver estabelecido, se
uma empresa tentar construir uma máquina com um padrão totalmente novo,
vai ter uma dificuldade enorme de penetração no mercado.

Veja que a regulamentação é uma regra e não a exceção como você diz. A
diferença é que o mercado vai sempre convergir para o padrão mais
eficiente enquanto que o estado vai impor uma solução e manter a mesma
por varias décadas, mesmo que soluções melhores surjam.

Recomendo que leia este artigo sobre o tema:

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2024

Se você aplicar o mesmo raciocino para telecomunicações, então vai
chegar na mesma conclusão porque telecomunicações não é um setor
especial onde vive numa realidade à parte.

Abraços,

Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil
(11) 3014-7100