[GTER] [Bulk] [Inclusão Digital] Anonymous sequestra PCs da Anatel

Tiago SR listas at tiagosr.com
Tue Jul 5 10:22:52 -03 2016

Ok, talvez livre mercado não tenha sido o termo certo. Mas o mercado de telecom. é atualmente aberto para
quem quiser entrar e concorrer, elaborar suas próprias políticas diferencias para ter vantagens na disputa
por clientes, etc.

E o que o pessoal anti franquia quer é exatamente que a Anatel se meta no que não é da conta dela, que
retire o pouco de liberdade que ainda existe no setor de telecom. Esse tipo de interferência do Estado NUNCA
trouxe bons resultados, sejam imediatos ou futuros, nem nunca trará. Imagine as consequências da Anatel
começar a se ver no direito de regulamentar empresas de telecom. não só na parte técnica, mas comercial,
daqui a pouco na relação com fornecedores, depois na gestão de pessoas... não tem diferença de estatizar
o setor novamente. O mesmo pode se estender a outras agências.

É com migalhas assim que se alimenta um Estado inchado, que se vê como o protetor dos indefesos e ainda
consegue ludibriar alienados com essa visão, mas que na verdade é o pior inimigo do país.
Já pensaram que se não fossem os impostos abusivos e a burocracia infernal que dificultam a manutenção
das empresas e suas operações, franquias não teriam se quer sido cogitadas como opção para continuar as
atividades de forma rentável (não necessariamente com mais lucro)? O Estado cria o problema depois quer
magicamente resolvê-lo com imposições, parece até uma Venezuela que conheço.

Quanto à afirmação sobre o uso do argumento do livre mercado para justificar uma implantação de franquia,
que acredito ser baseada nas minhas mensagens: eu, pessoalmente, não tenho o menor interesse em implantar
franquias. Se concorrentes meus quiserem aderir a esse modelo comercial, eles vão ter que compensar essa
desvantagem com uma vantagem para o cliente, seja preço, velocidade ou o que for, do contrário vão perder
clientes, simples. Não vejo usuário final sendo prejudicado nesse cenário.

Outra coisa, vocês estão se esquecendo que a facilidade para obter conectividade não é a mesma no país todo.
Já pensaram que provedores no Norte, com links via satélite ou dedicados caríssimos, e que ainda estão na
não de uma única operadora que se nega a fornecer mais banda, poderiam ser negócios muito mais rentáveis
e expansíveis se ao invés de cobrar por algo que eles possuem escasso (banda), cobrassem por tráfego?

Brasil não se resume ao Centro-Sul, galera! Ou melhor, Brasil não se resume a Sul de MG, RJ, SP, Sul, GO e DF,
porque no restante, até onde sei, investir em infraestrutura não é tão fácil quanto estão dando a entender.
Com a demanda de banda para Internet sempre aumentando, proibir franquias é filtrar e remover do mercado
provedores que não têm condições de investir pesado em infraestrutura, seja por a região não ser tão rentável,
seja pela distância dos backbones e pela constante mão pesada do Estado. Dá para aumentar a rentabilidade
aumentado os preços dos serviços, mas isso cliente nenhum quer também, certo? Ou seja, proíbe-se franquias
e logo a população muitas regiões vão estar voltando para a mão de uma, ou se muito duas operadoras, que
vão estar ofertando serviços ilimitados, claro, mas com a maravilha de qualidade que nem foi motivo para a
preferência por um provedor regional em tempos distantes.

Pessoal quer pedir Internet ilimitada a preço acessível? Que primeiro aprendam como a economia funciona, como
o Estado atrapalha, como a economia está ligada à liberdade, como a culpa de franquias e outras práticas
desfavoráveis de mercado é da maioria por apoiar por anos regimes populistas e como mudar isso na votação.
Aí, se no fim fizerem tudo certinho, em menos de uma década o Brasil deve melhorar bastante em telecomunicações
e demais áreas, tanto para empresas quanto para os clientes.

 ---- On Mon, 04 Jul 2016 16:50:16 -0300 Leonardo Amaral - Listas <listas at leonardoamaral.com.br> wrote ----