[GTER] Servidor DNS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Feb 26 12:41:49 -03 2016

> Sinceramente.?.?.?.
>
> - Eu presto suporte para clientes com redes que já se pode dizer que não
> são tão pequenas.
>   Ex.: Corporativo com 2,5K/4K hosts, ISPs com 8K Assinantes, e por aí vai.
> - Eu sei alguma coisinha de DNS, mas me considero um NOOBIE.
> - Só uso BIND e Microsoft DNS.
>
> Eu não me lembro de ter tido problemas com PERFORMANCE nos servidores de
> DNS.
>
> Nunca cheguei a ter que pensar em procurar alguma ferramenta mais
> performática que o BIND ou MS DNS estavam abrindo o bico.

Se você disser que usava MS DNS antes do Windows 2012  R2 eu vou achar
impressionante que você nunca tenha tido problemas, pois o código de DNS
que a MS usava precisaria melhorar muito para ser chamado de ruim.

Um detalhe que pode impactar essa experiência é DNSSEC; a carga um pouco
maior que isso gera nos recursivos já é suficiente para deixar BINDs
recursivos que sem isso funcionariam, em colapso.

Dito isso, algo do começo desta thread que eu queria lembrar é que o
principal motivo que me leva a comentar para não usar BIND é segurança; o
bom poder de processamento das máquinas de hoje muitas vezes compensa a
menor performance do BIND para um bom número de instalações.

Rubens