[GTER] Servidor DNS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Feb 26 10:11:33 -03 2016

Sinceramente.?.?.?.

- Eu presto suporte para clientes com redes que já se pode dizer que não
são tão pequenas.
  Ex.: Corporativo com 2,5K/4K hosts, ISPs com 8K Assinantes, e por aí vai.
- Eu sei alguma coisinha de DNS, mas me considero um NOOBIE.
- Só uso BIND e Microsoft DNS.

Eu não me lembro de ter tido problemas com PERFORMANCE nos servidores de
DNS.

Nunca cheguei a ter que pensar em procurar alguma ferramenta mais
performática que o BIND ou MS DNS estavam abrindo o bico.

Tá certo que:
Apesar de eu me considerar um NOOBIE em DNS, tento fazer as coisas
"certinhas".
 - Depois de tomar uns Amplifications na orelha, nunca mais deixei
recursivo aberto para fora(dãããã).
 - Nunca misturei Recursivo com Autoritativo.
 - Recentemente comecei a colocar um master ESCONDIDO(Sugestão do RubensK).
 - Sempre coloco o primário e o secundário em maquinas físicas diferentes.

Aí eu pergunto
--------------
De que tamanho em diante(nº clientes) essa necessidade de performance
começa a surgir?

P.S.:
Eu sempre digo que KIWI é coisa de desenvolvedor safado...
Mas dependendo do que se está lidando, "melhorar" algumas coisas fica igual
"tosar porco". É muito grito para pouca lã!

Em 25 de fevereiro de 2016 17:32, Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ]
via gter <gter at eng.registro.br> escreveu:

> O que convenhamos, em caixas onde qualquer consumo de hardware deve ser
> pesado, principalmente em caixas menores, assim como EdgeRouter Lite, isso
> faz sim toda a diferença.
>
> Fazer Igual com menos é fazer mais.
>

> Elizandro Pacheco

> minutos e