[GTER] Servidor DNS

Eder F. Miotto ederfmiotto at gmail.com
Thu Feb 25 11:21:50 -03 2016

Um bom trabalho de comparação de performance entre Bind x Unbound x
PowerDNS:

https://www.nlnetlabs.nl/downloads/publications/os3-2015-rp2-hamza-boulakhrif.pdf

Os resultados desmistificam alguns pontos muito falados hoje em dia.

Uso o Bind a mais de uma década, nunca me deixou na mão, nem tive problema
de
performance ou algo do gênero. Ainda o uso dia, tanto para recursivo como
para autoritativo,
mas tenho realizado muitas migrações para Unbound nos últimos anos, porém,
confesso
que nunca consegui observar melhora de performance ou algo assim com esta
mudança.
Meus usuários também nunca reportaram diferença.

O que pude notar, e isto sim, ficou nítido em alguns cenários maiores, o
uso de CPU do
Unbound comparado ao Bind é bem menor. Para referencia, uma mesma caixa,
sem trocar SO,
volume de cerca de 4-5k queries/seg, substituindo o Bind pelo Unbound, a
média de CPU baixou
de 25% para 7%...

Eder