[GTER] Indicação de CORE para link de 2gb + PTT

willian pires willian_pires at hotmail.com
Tue Feb 23 12:21:39 -03 2016

Existem ótimos fornecedores de roteadores cisco usados no mercado.
Com peças sobressalentes e tudo mais.
Switches como 6504e com módulos de 10Gb e módulos de 48portas gigabit ethernet te atenderão muito bem.
Roteadores como 7604 com os mesmos módulos vão superar em muito o que você tem de necessidade.
Essa é a minha primeira escolha.
Roteadores baseados em Freebsd com Openbgpd são excelentes e muitoestáveis, minha opinião é que se você for caminhar por esse lado, utilize placasde rede Intel já de 10Gb modelo x540 com switch de 2 portas de 10Gb e então você recebeseus circuitos nas portas giga do switch e agrega nas portas 10Gb do router.

http://www.intel.com/content/www/us/en/ethernet-products/converged-network-adapters/ethernet-x540.html
Utilize sempre processadores "modernos" Xeon ou equivalente.
http://ark.intel.com/products/81705/Intel-Xeon-Processor-E5-2650-v3-25M-Cache-2_30-GHz
Com esse tipo de casamento você passa dos 5Gb com muita tranquilidade e ainda tem flexibilidadeem receber mais circuitos num futuro proximo alem de conseguir mitigar eventuais ataque e etc.
Roteadores Linux com Quagga ou Bird são muito bons também, infelizmente o filtro de pacotes do Linux Netfilter é flexível demais o que acaba derrubando a performance geral da caixa, porem o Linux é mais "fácil" de ser manipulado.
Ainda assim a sua curva de aprendizado será cobrada agora, em X86 a vantagem é a liberdade, em contra partida gasta-se fosfato. Em caixas fechadas como Cisco,Huawei,Juniper o conhecimento vem embarcado entre os dois eu fico com Cisco, porem para o seu tamanho o x86 vai atender muito bem,quando chegar em 4Gb migre gradativamente para caixas maiores ou mais recheadas.
Att