[GTER] Limitação de macs - FreeBSD / PTT

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Feb 22 19:56:03 -03 2016

Eu desconheço Internet Exchanges dos grandes que fazem Interligação de IX
Regionais/Locais.
O mais próximo que eu vi foi o FranceIX que banca sim a interligação porém
apenas como forma de fomentar os IX Regionais.
Funciona assim: Os AS se conecta e tem como opção ser transportado ao IX
maior até um limite de 100Mbps. Após isso o participante é requisitado a
contratar transporte próprio.

Concordo com o que o Moreiras colocou de que por aqui a melhor maneira é
incentivar os carriers  presentes em mais de um IX a vender transporte para
vários. Particularmente acredito que existe um problema que vai além da
questão técnica e encontre dificuldades nas questões comerciais para que,
em alguns casos, o transporte até o IX Regional custar quase que o mesmo
até o IX-SP.

Embora seja um assunto que volta a meia venha a tona e seja desejado por
alguns participantes, seria algo que se feito na prática não duraria 15
minutos pela falta de escalabilidade, custo algo e complexidade extra, além
do principal que iria matar a possibilidade de existir mais CDNs nesses IXs
Regionais.

Sucesso ao OpenCDN !

Abraços
Fernando Frediani