[GTER] Traffic-Shaping / Bloqueio - Copel/Bel
Fabio Colangelo
fcolang at gmail.com
Thu Feb 11 17:29:11 -02 2016
Eduardo,
Obrigado.
Meu cliente tem 03 conexões BEL de 100/100 lá. As três entregues em modem ZHOE no modo router + NAT.
Inclusive, em um desses modems, entregam SIP TRUNK na porta 4 do modem (Alias primeira vez que vejo operadora entregar STFC usando GPON no mesmo modem que entrega Internet “nateada”).
Até por esse motivo acho que não querem perder o controle do modem colocando-o em modo bridge. Via atendimento, se perdem e não entendem o que estamos falando.
Abraços
> Em 11 de fev de 2016, à(s) 12:23, Eduardo Rigler <erigler at gmail.com> escreveu:
>
> Fabio,
>
> Não só permitiram como eles nos entregaram o serviço assim (ONT em bridge)
> e nos enviaram um passo a passo para configurar o cliente PPPoE no Windows
> (eca).
>
> Mas isso foi em 2013 e não sei como está a política deles agora, mas no
> contrato haviam cláusulas prevendo o uso da ONT em bridge, e isso é/era
> feito por eles.
>
> []'s
>
>
> Em 11 de fevereiro de 2016 11:28, Fabio Colangelo <fcolang at gmail.com>
> escreveu:
>
>> Mas eles permitiram colocar o modem em bridge? Ou VC ta usando modem em
>> modo router + nat ?
>> Em 11 de fev de 2016 11:23 AM, "Eduardo Rigler" <erigler at gmail.com>
>> escreveu:
>>
>>> Liandro,
>>>
>>> Talvez seja alguma limitação (IP's) conforme a região.
>>>
>>> Nosso contrato do BEL aqui em Curitiba é Corporativo e desde sempre
>>> recebemos um IP "real" (não CG-NAT) mas não é possível solicitar IP Fixo,
>>> nem pagando. Pedi pra um colega que tem assinatura Residencial olhar os
>>> logs do gmail dele e um dos acessos dele estava com ip 138.x.x.x, em
>> outro
>>> acesso era ipv6.
>>>
>>> Já fiz alguns testes com ipv6 e funcionou normalmente, mas por hora
>> deixei
>>> apenas o ipv4 ativo.
>>>
>>> []'s
>>>
>>> Em 9 de fevereiro de 2016 20:50, Liandro Paulo Carniel <
>>> liandro at medianeira.com.br> escreveu:
>>>
>>>>
>>>>
>>>> Olá
>>>>
>>>> Poderia comentar detalhes sobre este BEL
>>>> Empresarial?
>>>>
>>>> Tínhamos este serviço BEL, mas o IP
>>>> era através de um CGN-NAT, e que não permitia fazer uso dele
>>>> de forma corporativa (as portas não era possíveis de ser
>>>> utilizadas internamente).
>>>> "A
>>>> utilização do CGNAT limita a criação de
>>>> redirecionamento de portas ou DMZ na rede local do cliente."
>>>>
>>>>
>>>> Recebemos este email deles esclarecendo alguns detalhes:
>>>>
>>>> ----------
>>>> Prezado
>>>> Cliente,
>>>>
>>>> A Copel
>>>> Telecom, assim como as demais operadoras e provedores, seguindo as
>>>> orientações do Grupo de Trabalho para
>>>> Implementação do IPv6 (GT-IPv6), uma Força Tarefa da
>>>> Anatel junto as principais operadoras de Internet do Brasil, iniciou a
>>>> implementação do protocolo IPv6 e da técnica de CGNAT
>>>> para contornar a falta de endereços IPv4 na Internet.
>>>>
>>>>
>>>> Mais detalhes sobre o GT-IPv6 pode
>>>> ser encontrado aqui.
>>>>
>>>> O CGNAT utiliza o protocolo NAT para contornar a falta de
>>>> endereço IPv4. Essa técnica entrega um endereço
>>>> privado previsto na RFC 6598
>>>> às ONTs, realizando a tradução deste endereço
>>>> para um IPv4 público compartilhado.
>>>>
>>>> A utilização do CGNAT limita a
>>>> criação de redirecionamento de portas ou DMZ na rede local
>>>> do cliente.
>>>>
>>>> Isso era
>>>> previsto pelo GT-IPv6. Desta forma, foi sugerido que um endereço
>>>> IPv6 público seja entregue a cada dispositivo na rede local do
>>>> cliente, possibilitando a conectividade fim-a-fim prevista desde o
>>>> início da Internet e eliminando por completo a necessidade de NAT,
>>>> redirecionamento de portas ou DMZ. A entrega dos dois protocolos é
>>>> chamada de dual stack ou pilha dupla.
>>>>
>>>> Pode ser que existam equipamentos de sua
>>>> propriedade que não oferecem suporte ao IPv6, porém existem
>>>> outros que com uma atualização de
>>>> firmware/software, possibilitam a configuração do
>>>> novo protocolo. O mercado está desenvolvendo soluções
>>>> para contornar a limitação de endereços IPv4, como
>>>> câmeras de monitoramento com tecnologia de cloud computing e
>>>> atualização gradativa dos servidores de conteúdo e
>>>> jogos na Internet. Alguns serviços de DNS dinâmico já
>>>> estão desenvolvendo soluções para trabalhar com IPv6.
>>>> Quanto mais a migração avançar, mais serviços
>>>> teremos disponíveis.
>>>>
>>>> É importante salientar que a mudança para o
>>>> protocolo IPv6 ocorrerá em toda a Internet, no mundo todo, de forma
>>>> gradativa e ininterrupta. Não é possível retornar ao
>>>> protocolo IPv4, portanto o melhor é adaptar-se ao novo protocolo
>>>> IPv6 o quanto antes.
>>>>
>>>> Os sistemas operacionais modernos (Windows XP SP3 ou superior)
>>>> já suportam o IPv6. Para saber mais, acesse ipv6.br.
>>>>
>>>>
>>>> Agradecemos a
>>>> compreensão e nos colocamos a disposição para
>>>> eventuais esclarecimentos.
>>>>
>>>> Atenciosamente
>>>>
>>>> Copel Telecomunicações
>>>> Suporte Técnico BEL
>>>> 0800 414181 Opção 2 - Bel Fibra
>>>> -> Opção 3 - Suporte Técnico
>>>> suporte.bel at copel.com
>>>> www.copeltelecom.com
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> ------------------------------------------------------
>>>> Portal Medianeira - Provedor TOP em Excelência
>>>> ----------------------
>>>> Liandro Paulo Carniel - msn:
>>>> liandrocarniel at hotmail.com
>>>> Portal Medianeira Internet - (45)
>>>> 3264-6107
>>>> www.medianeira.com.br
>>>>
>>>>
>>>> Senhores, Realizamos a troca de endereço de nossa internet
>>>> para a nova sede administrativa, porém apesar de nossa
>>>> solicitação, existiu a subsituição do Modem
>>>> que utilizavamos da marca ZHONE pelo da marca HUAWEY. O problema que
>>>> ocorre é que nossa Central Telefonica é Asterisk e
>>>> possuímos filial externa que se conecta através da internet.
>>>> Porém apesar de realizar o direcionamento (através de DMZ)
>>>> no novo modem da HUAWEY para nossa central, não estamos tendo
>>>> sucesso com a conexão externa da filial. Após
>>>> análise com o NMAP pudemos detectar que algumas portas apesar do
>>>> DMZ não estão sendo redirecionadas para a central e mesmo
>>>> quando trocamos as portas o tráfego de voz é cortado
>>>> após 30 segundos. Um erro incomum é visualizado
>>>> também no NMAP "giving up on port because retransmission cap
>>>> hit (6)". Alguém já teve problema semelhante ou tem
>>>> idéia do que podemos fazer ? O produto que utilizamos é o
>>>> BEL (Adsl empresarial) da Copel de 100mega. Agradeço
>>>> antecipadamente Atenciosamente, -- gter list
>>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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