[GTER] Medir retransmissões TCP

Shine eshine at gmail.com
Sat Feb 6 02:33:02 -02 2016

Realmente retransmissões TCP em si não são indícios claros de um problema.
Qualquer perda de pacote ocasiona uma retransmissão.

Mas o histórico de retransmissões é uma informação auxiliar que ajuda a
correlacionar problemas da aplicação. Um TCP incast pode ser diagnosticado
e indicar que a rede não está adequada para a aplicação. Não é apenas uma
questão genérica de quantidades.

Uma idéia que pode ser aplicada à coleta de um ponto de rede é ao invés de
salvar apenas parte dele, salvar toda a informação de cabeçalhos e a partir
de um data analytics (por exemplo Splunk, ElasticSearch, Extrahop),
correlacionar com outros eventos (syslog, por exemplo) e quantificar para
ter um panorama. A idéia de retransmissão TCP e GeoIP me pareceu um ótimo
exemplo também.