[GTER] projeto para rede wireless na escola

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Feb 2 11:54:12 -02 2016

?Readme.txt? Para quê serve isso?
Eu já ví isso em vários lugares...
rsrsr

Uma coisa que o Unifi não faz é o Tunnelamento(Ex: CapWap) entre os APs e o
Controller.
Com Tunelamento os Switchs da camada de Acesso nem tem conhecimento da
MAC-Address do Cliente.
Tudo desemboca somente na porta da Controller.
E é isso que faz com que o Roaming funcione corretamente.

Sem o Tunnelamento e com os APs dristribuídos pelos switchs, o MAC do
cliente vai de um Switch para outro e podem haver 4-5 saltos L2 no meio do
caminho.
E aí os switchs se veem bem locos no Mac-Moving..

Apesar dos ARP-Gratuitos, não é incomum os hangs de mac learning.

Colocando tudo num comutador só, eu reduzi essa barulheira de notificações
de mac-moving e talz...
Ideal? NEM DE LONGE!!! Mas ficou razoável.

P.S.: Convencer os cabras retirarem os 5 switchs(marca bosta) e repassarem
todo o cabeamento paras os 18 APs foi tarefa hercúlea. Principalmente
porque eu dizia que não tinha certeza que iria funcionar...

​WQoS em Captive portal dele funcionam....para até 6 usuários!​
Depois o bichinho trava e reboota sozinho.