[GTER] Facebook Wifi Authentication

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Dec 30 09:33:32 -02 2016

E o que os colegas pensam sobre o uso de autenticação através de redes
sociais como FacebookWifi, Twiter, Google, etc, para uso em redes de
convidados por empresas de pequeno à grande porte?

Já implementei alguns sistemas de vouchers para acesso à internet, mas
todos batem na mesma questão:
 - A impossibilidade de o próprio usuário acessar sem a necessidade de
interagir com ninguém para emissão de voucher.
   - Custo de Horas-Homem de que vai desempenhar essa tarefa
   - Impossibilidade de acesso em Off-Hours

´     E quem não se deparou com aquela pilha de 50-60 Vourchers,
      sem cadastro, com expiração ilimitada, sobre a mesa da
      secretária sendo entregues ao bel prazer de quem pede...

Aí caímos para a ideia do Auto-Cadastro, onde a burla chega a ser cômica de
tão fácil.
E isso não protegeria o responsável legal da empresa em uma demanda
jurídica.

Depois disso chegamos nas autenticações baseadas em identidades de Redes
Sociais.
Que eliminaria o interlocutor dos Vouchers, e tornaria a vida técnica dos
operadores de infraestrutura mais tranquilas.
Porém é fato que qualquer um(mesmo leigo) poderia criar uma identidade
falsa em qualquer uma dessas redes sociais.

E agora vamos as análises:
- Num mundo ideal o voucher não seria um problema, mas com aquele exemplo
que eu dei de mal uso da ferramenta, acaba sendo um tiro no pé.
- Facebook Authentication também é fraudável, mas pelo menos eu conseguiria
"alguém" para corroborar comigo no caso de uma demanda
judicial.(Bastaaaaaaannnteeee questionável, mas é uma linha de pensamento
viável.).

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação