[GTER] SP Wifi gratis

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Dec 22 12:37:56 -02 2016

Essa questão é bastante obscura ainda e interessante.

Creio que o entendimento do legislador foi o seguinte: "Tem ASN, tem
condições técnicas de guardar logs e identificar usuário e pode ter umas
obrigações a mais. Não tem ta perdoado."

No entanto há também o entendimento que por ser ASN não se pode filtrar
nada o que muito provavelemente foi pensado para provedores e que faz
sentido.

BUT...

A grosso modo (bem grosso) se por um acaso uma empresa possui ASN e fornece
link para si mesma eu acredito que ela pode sim filtrar o que desejar para
uso interno de seus funcionarios, mas se ela vender link para outra empresa
não pode.

No caso da Prefeitura de São Paulo, eu interpreto isso como acesso a um
cliente que não paga nada (independente se o link é fornecido pela
Prefeituta ou por terceiros) e portanto não se pode filtrar conteúdo mesmo
que seja por uma boa causa.

Fernando Frediani