[GTER] Araraquara/São Carlos -> Transporte -> PTT São Paulo

Israel Ramos israel.melo.ramos at gmail.com
Sat Dec 17 11:02:22 -02 2016

Olá pessoal,

Gostaria de saber se alguém tem informações sobre quais são as empresas que
possuem fibra óptica ao longo da Rodovia Washington Luís (SP 310). Esta
rodovia é administrada pela Triângulo do Sol no trecho de São José do Rio
Preto, passando por Araraquara, até São Carlos. De São Carlos até
Cordeirópolis é administrada pela Centrovias (do Grupo Arteris).
De Cordeirópolis em diante sentido São Paulo o acesso é feito através da
rodovia Bandeirantes ou Anhanguera que são administradas pelo grupo CCR
Autoban.

Não existem informações disponíveis no site dessas concessionárias sobre
quem opera/possui redes de fibras ópticas ao longo das rodovias.

Eu sei que a Algar Telecom, bem como a nossa "querida" Vivo (rede
inicialmente instalada pela GVT) oferecem serviços dentro da cidade de
Araraquara. Mas eu gostaria de saber é existem outras opções.

No site da Telebrás afirma que existe cobertura da rede na cidade de
Araraquara. Porém não faço idéia de como são as formas de abordar a rede
deles. Já que para o caso da Algar e Vivo que possuem fibras lançadas por
quase toda cidade, praticamente levam a fibra até sua porta.

Esse tipo de informação a respeito das opções de fornecedores de redes ao
longo de rodovias são extremamente importantes para nossa comunidade, não
sei porque o acesso a esse tipo de informação é tão difícil. Ao meu ver
essas informações deveriam ser de domínio público dado a utilidade e
impacto positivo no equilíbrio de mercado.

Particularmente, eu acredito que muitos de nós somos explorados pagando
valores absurdos por serviços de um ou outro fornecedor, muitas vezes pelo
simples fato de não conhecermos todas as opções de fornecedores existentes
nas respectivas regiões.

Caso alguém aqui da lista esteja em algum trecho das rodovias mencionadas e
possua alguma capacidade contratada para o serviço de transporte até o PTT
São Paulo e possam compartilhar as informações seria de grande valia para a
comunidade.

Informação é poder!
Grande abraço.