[GTER] Uso de cpu mikrotik

Tiago SR listas at tiagosr.com
Fri Dec 16 15:05:21 -02 2016

Tenho uma RB2011UiAS roteando até 65Mbps para outras redes e para clientes locais com Hotspot, repleta de regras no Firewall/Filter, Firewall/NAT e Firewall/Mangle e vários scripts para automação, além de rodar OSPF, e o processamento não passa de 50% com overclock para 700MHz na CPU.

Um fator importantíssimo para esse baixo uso de processamento é o fasttrack. Sem ele o processamento ia às alturas mesmo fazendo apenas o papel de rotear, sem gerenciar clientes locais. No entanto, o fasttrack não deve fazer efeito sobre os clientes locais, do contrário os queues não funcionam, então se no seu caso está tendo problema com apenas isso, fasttrack não vai ajudar.

A propósito, aproveito para reafirmar o que eu sempre digo: PPPoE é um desperdício de hardware e dinheiro. Temos aí mais um exemplo disso. Morte ao PPPoE!

 ---- On Thu, 15 Dec 2016 21:42:15 -0200 Pablo Souza <striteiro13 at gmail.com> wrote ----