[GTER] Prioridade em um bloco

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Fri Dec 9 11:38:06 -02 2016

On Fri, 09 Dec 2016, Andre Almeida wrote:
> Entretanto, vendemos links full que precisam ter prioridade quando o link
> principal fica fora, porque o link de contingencia não consigo atender a
> demanda geral, ou seja, gera bastante lentidão.

> Para fazer prioridade interna, que será upload, ai OK, eu já consigo pensar
> em soluções de QoS.
> Mas não consegui achar uma solução de como eu poderia fazer para ter
> prioridade de download nesse bloco, sem ter que envolver a operadora.

Tem várias formas, mas nada mágico, e sim, costuma "envolver a
operadora" nem que seja uma terceira operadora para contratar mais um
enlace redundante.

Algumas formas de se fazer isso que vieram à mente.  Quem sabe alguém
tem ideias melhores...

*  Tenha SEMPRE mais de um enlace operacional.  Na contingência, pare de
   anunciar os clientes que não são "link full" em um conjunto de
   enlaces suficiente para que haja banda para os "link full".

   Ou seja, não dá para operar com dois enlaces, precisa no mínimo 3,
   e talvez mais que isso.

   Se o tráfego para o IX.br for muito significativo, ter duas
   operadoras de transporte diferentes (ou transporte próprio redundante)
   pro IX.br pode ser uma boa.

outra alternativa:

*  Contrate enlace com perfil de QoS downstream, e coloque a range dos
   seus clientes "link full" com prioridade mais alta *na operadora*.

outra alternativa:

*  Contrate banda de transbordo nos enlaces, e *nunca* cresca os
   clientes acima do que a banda de transbordo suportaria.  Aumente
   o transbordo primeiro, assine o contrato com o novo cliente depois
   (como dizem por aí, isso costuma ficar na teoria...)

   Se conseguir contratar enlace com pagamento no 95º percentil, seria
   uma forma.  Mas qualquer contrato onde você pode *de fato* aumentar
   temporariamente e rapidamente a capacidade dos enlaces de transbordo
   serviria.

outra alternativa:

*  Já vi menções nesta lista de provedores menores com trânsitos
   diferentes fazendo acordo de transbordo entre si, por exemplo através
   de peering bilateral no IX.br.

--
  Henrique Holschuh