[GTER] Broadcast nos IXs

Kivio Braga kiviobraga at gmail.com
Tue Aug 30 09:10:01 -03 2016

Após ativar uma segunda interface no IX-SP até um segundo roteador da
Juniper(Mx).. passamos enxergar este problema no Internet Exchange de São
Paulo.

Algumas sessões de bgp interna na rede estava perdendo a comunicação. O
sintoma era falta conectividade IPv4 no /30 por alguns instantes... O
endereço IPv6 na mesma interface interna ficava com conectividade no
momento do problema... indicando realmente um problema com arp na caixa
afetando somente ipv4.

Realizei o filtro na época na vlan do IPv4 do ATM conforme foi citado pelos
colegas.. resolveu o problema de quedas nas sessões internas da rede.

Mas ainda vejo que em alguns momento a caixa descarta arp legitimo no ATM..
Isso acaba sendo um problema principalmente em servidores de jogos online
que estão presentes no IX-SP.

Alguns clientes tem reclamado de pequenos travamentos na comunicação destes
jogos online... e já verifiquei e devido o descarte do arp legitimo.

Ainda não achei solução definitiva.. somente foi uma proteção para não
piorá o cenário.

Hoje estou usando o seguinte filtro:

set firewall policer ARP-Policer if-exceeding bandwidth-limit 32k
set firewall policer ARP-Policer if-exceeding burst-size-limit 1500
set firewall policer ARP-Policer then discard

Alguém tem sugestão de valores melhores para o cenário do IX-SP ?

--
Kívio Fernandes Braga