[GTER] Switches para redes metro

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Aug 9 14:56:43 -03 2016

> Boa tarde pessoALL,
>
> Estou pesquisando equipamentos para colocar em uma anel de 10G que estou
> construindo onde terei que colocar 16 switches e estou em duvida sobre qual
> equipamento colocar.
>
> Desejo ter MPLS, mas estou estudando outras tecnologias como o EAPS.
>
> Tenho também a chance de comprar equipamentos Nexus 3048 que não implementa
> nenhuma das duas tecnologias, mas roda OSPF. É o que eu tenho na minha rede
> hoje com MK.

Alguns equipamentos Cisco tem protocolos de anel similares ao EAPS,
notadamente a família Cisco ME. Os modelos antigos suportavam REP, os novos
suportam G.8032.

> Estou levando em conta os seguinte equipamentos:
> 1 - X460g2 -> MPLS e EAPS
> 2 - DM4100 -> MPLS e EAPS
> 3 - Nexus 3048 -> OSPF (muito barato e usado)

Allied Telesis tem modelos também com G.8032, Brocade também algum ring
protocol, os antigos H3C também (o que significa que HP e Huawei devem
tê-los hoje).

Rubens