[GTER] RES: MP estuda banir whatsapp e facebook

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Wed Aug 3 16:45:12 -03 2016

Em qua, 3 de ago de 2016 às 16:34, Andrio Prestes Jasper <
mascaraapj at gmail.com> escreveu:

> - Se enviamos a mensagem para uma pessoa que está offline, e em seguida
> ficamos offline tbm...
> Mesmo tendo passado 02 dias, se APENAS a outra pessoa se conectar, ela irá
> receber a mensagem.
> Como ela recebeu a mensagem se quem enviou já estava offline? onde ela
> ficou armazenada?

A mensagem ficou armazenada criptografada esperando ser entregue. Não
confundir o conteúdo da mensagem com os seus metadados (que permitem a
entrega).

> - Se a comunicação é fim-a-fim, como você consegue acessar TAMBÉM pela web?
> Sei que o celular precisa estar online para a versão web receber também a
> mensagem.
> Nesse caso, a versão WEB estaria "escutando" a conversa do celular OU o
> celular estaria enviando uma copia para a versão WEB.
> Não poderiam fazer algo semelhante a fim de atender a justiça?

Não conheço como funciona na prática esse serviço, mas imagino que o
usuário pode ter múltiplas chaves, isso não seria problema. A mensagem
seria enviada p/ os dois "destinos'.

Não tem jeito: para fazer o que a justiça quer é necessário quebrar a
criptografia fim-a-fim e a forma de fazer é o que conhecemos como
"backdoor". Pro bem ou pro mal é isso.

sds,
  - Roberto