[GTER] Looking Glass IX.br - Dump tabelas

Herbert Faleiros herbert at faleiros.eti.br
Wed Aug 3 13:30:45 -03 2016

Caro Roberto,

os dois projetos mais conhecidos são o Route Views [1] (que já citou) e
o Routing Information Service (RIS) do RIPE [2]. Ambos tem coletores no
Brasil, ambos estão alocados no IX.br de São Paulo. Além do IX.br temos
também dezenas de Sistemas Autônomos nacionais que fazem peering
diretamente com esses dois coletores, portanto a visão tende a ser de
alguma forma bem mais abrangente que apenas as redes que estão concentradas
no IX.br e/ou anunciadas no LG do IX.br de São Paulo.

Por ex. se você der uma olhada nos dumps de hoje do RRC15 do RIS (em São
Paulo), vai encontrar tanto uma view regional quanto a DFZ, portanto você
já tem uma amostra muito boa para trabalhar.

Ex. um dump de hoje vai te retornar cerca de 657k rotas (IPv4+IPv6), que
são a DFZ + ~35k rotas regionais, que é em sua maioria o que aparece só no
IX e também algum lixo (que não deveria ter sido enviado para o coletor
e/ou LG).

Danton,

sobre o que anunciar para esses coletores (e LGs) a minha visão é: tudo
menos o seu IGP. Tem gente que discorda...

Por que? Muitas ferramentas de análise utilizam os dumps desses coletores e
se você manda qualquer lixo para lá a análise acaba "poluída" (em alguns
casos até errada).

[1] http://www.routeviews.org/
[2]
https://www.ripe.net/analyse/internet-measurements/routing-information-service-ris/routing-information-service-ris