[GTER] MP estuda banir whatsapp e facebook

Andrio Prestes Jasper mascaraapj at gmail.com
Mon Aug 1 23:06:28 -03 2016

Não se pode solicitar aos correios que revele o conteúdo de uma carta já
entregue.... porém, pode-se solicitar que todas as próximas cartas do
indivíduo X (que está sendo investigado) tenha o conteúdo revelado antes de
ser entregue.

Em 1 de ago de 2016 21:02, "Danton Nunes" <danton.nunes at inexo.com.br>
escreveu:

On Mon, 1 Aug 2016, wwguarda at uninove.edu.br wrote:

Não havendo isso cria-se um canal seguro de comunicação para prática de
> Sequestros, Tráfico de Drogas e uma série de crimes. Onde a pergunta a ser
> feita é quem deve imperar o Crime fica impune para garantirmos nossa
> privacidade ou O estado pode perseguir os criminosos trazendo riscos a
> nossa impunidade?

esse canal já existe, chama-se correio. veja se é possível pedir ao correio
que revele o conteúdo de uma correspondência que ele JÁ ENTREGOU.

isso é uma analogia perfeita da mensagem cifrada fim-a-fim, onde a cifra
faz o papel do envelope.

um assunto diferente são os metadados, o transporte de mensagens fornecer
não o conteúdo da mensagem mas a informação de que fulano enviou uma
mensagem para sicrano tal dia a tal hora. mas mesmo isso pode ficar fora do
alcance dos servidores do transportador por conta de esquemas de
'information splitting' (veja na bíblia do Schneier), complicados, mas
realizáveis. não tenho ideia de se o whatsapp usa isso, provavelmente não.

na analogia com o correio os metadados só existem no caso de
correspondencia registrada.

Penso que é mais fácil processar o Estado em caso de abuso do que
> criminosos que nem mesmo podem ser identificados.

você tá de sacanagem? o estado democrático não é o problema, mas agentes
desse estado agindo por conta própria, de posse das senhas para instalar os
mitm são um problema.

E esse problema não é apenas restrito ao Brasil creio que tal questão
> preocupa a todos os Estados não é mesmo?

sim, e há estados bem idôneos, tipo coréia do norte, a turquia do erdogan,
etc. muitas vezes o estado, ou melhor, o governo que o controla, é o
bandido.

criptografia fim-a-fim veio para ficar. ela é fundamental para o uso da
internet em negócios, home banking, entregar a declaração de imposto de
renda, e também comunicação pessoal segura, segura demais para o gosto de
alguns. acostume-se com a ideia.

finalmente, é possível trocar mensagens cifradas sem qualquer intermediário
como o whatsapp. O NAT atrapalha isto bastante, mas conforme IPv6 for se
difundindo NAT será uma coisa do passado e a comunicação ficará mais
simples. e mesmo com NAT existem os túneis (ex. teredo). e aí?