[GTER] Soluções para a escassez de IPs públicos

Jonatas M. Victor jonatasmv at gmail.com
Wed Apr 27 09:13:26 -03 2016

  Eu usei por anos ipnat do FreeBSD e funciona muito bem. Mas em via de
boas práticas para hoje seria a implantação do IPv6 e
o desenvolvimento da rede em dual stack. Porem vejo algumas dúvidas que
devem ser de muitos. Quantidade de clientes inválidos
por ip válido? Definir quantas portas por cliente para manter um serviço de
qualidade? E logs? Hoje por exemplo tennho uma rede toda
PPPoE, com todos meus clientes fazendo autenticação e guardando essas
informações em banco. E na saída de um cgnat qual o Log deveria
armazenar? E por quanto tempo para poder seguir as práticas legais?
  Queria uma troca de experiências para saber oque fazer hoje para
continuar crescendo a rede e com um recurso limitado de IPs?

 Obrigado,