[GTER] Soluções para a escassez de IPs públicos

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Apr 26 11:58:49 -03 2016

> Nem tanto Cássio. É só saber quando foi feita a alteração e não vejo
> problemas.

Acredito que uma solução dessas simplifica a implementação.
> O único ponto negativo é o número limitado de portas pro IP por isso é
> importante não compartilhar um mesmo IP público para muitos usuários.

Eu estava pensando em mudanças ao longo do tempo, chegando a 3 ou 4 até
"acertar" o detalhe do número de portas por cliente. Seriam mais registros
de coerência de dados a guardar e agerenciar (mudanças e seus impactos em
registros retroativos, ao longo do tempo de mudanças).

Só de envolver NAT já não é boa solução e limitar as portas só piora as
coisas. Fico pensando sobre quantas portas seriam necessárias para não
afetar o serviço do usuário, principalmente com o crescente número de
dispositivos e serviços que depende de conexões. Já tem tanto problema,
limitação e complicação que só de pensar em mais uma "a alma chora". :-)

Com uma noção desse número de portas, seria possível talvez começar a
pensar em qual seria o ganho ... e se vale a pena.

Obrigado.

Cássio