[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Sun Apr 24 09:06:17 -03 2016

> Voce ainda vai precisar de conectividade giga para alimentar esses caches
> e transito para o que nao vier de PTTs
>
> (E o Marco Civil proibe vender acesso apenas a partes (ou serviços, ou
> sites específicos) da internet)
>
> !3runo

Na verdade, estou pensando em algo bem mais "simplista" e divagando:
diminuir a dependência de intermediários até o conteúdo. Não seria para
limitar ou privilegiar, mas para ter presença. Os casos que citei são nomes
que tenho visto surgir nas discussões como grande demandantes de vazão.

Algo como pensar: 'olá Google, preciso de seu conteúdo, onde ligo esse fio
aqui para tê-lo diretamente da fonte'? :-) Ainda que essa fonte seja um GGC
ou algo similar, mas com o menor número de passos intermediários até o
ponto final. Talvez, algo como multiplicar por 1000 o número de GGC
instalados, distribuindo-os cada vez mais. É uma ideia tola, para a qual
não tenho formato, mas que me "perturba" faz tempo.

Quanto mais pontos de acesso ao conteúdo, mais próximo do usuário final ele
estará. Quanto menor a dependência de grandes operadores, menor a
dificuldade do pequeno. Na prática, sempre haverá dependência, mas será que
ela pode ser menor e mais distribuída?

Obrigado.

Cássio